Disciplina: Geografia 0 Curtidas
Sem dúvida, podemos afirmar que após uma fase A de - FGV 2016
Sem dúvida, podemos afirmar que após uma fase A de crescimento econômico (1200-1316) a Europa Ocidental entrou numa fase B depressiva, que se estenderia até fins do século XV no sul e princípios do XVI no centro e no norte.
FRANCO JÚNIOR, H. A Idade Média. Nascimento do Ocidente.
2.a ed., São Paulo: Brasiliense, 2001, p. 46.
A respeito da situação de retração econômica apontada pelo autor, é correto afirmar que
-
a crise manifestara-se desde o século XI e caracterizou-se pela queda demográfica acentuada e pela desorganização das atividades agrícolas e manufatureiras da Europa latina.
-
a falta de moedas e a ausência de minas na Europa provocaram a paralisação das atividades mercantis e levaram à total desarticulação do feudalismo a partir do século XIV.
-
estagnação tecnológica, queda demográfica e guerras prolongadas são fatores que explicam a depressão econômica que marcou a Europa ocidental a partir do século XIV.
-
a crise foi provocada pelas divisões internas da Igreja de Roma, às quais se somariam os conflitos com o Sacro Império Romano Germânico, levando a uma desorganização política da Europa ocidental.
-
a depressão econômica foi causada pela expansão muçulmana na Península Ibérica, uma das áreas que haviam impulsionado o desenvolvimento econômico da cristandade ocidental.
Solução
Alternativa Correta: C) estagnação tecnológica, queda demográfica e guerras prolongadas são fatores que explicam a depressão econômica que marcou a Europa ocidental a partir do século XIV.
A questão aborda a chamada “crise do XIV”, na qual a Europa Ocidental passou por uma prolongada retração econômica, causada pela tríade fome-pesteguerra. O primeiro elemento refere-se às secas ciclícas que, a partir de 1316, levaram à queda da produção agrícola, diminuindo a oferta de alimentos; o segundo elemento corresponde à Peste Negra, que provocou a morte de 1/5 da população europeia; o terceiro elemento, finalmente, vincula-se à Guerra dos Cem Anos, que prejudicou o funcionamento da Rota da Champagne, principal via de comércio terrestre no continente europeu. Quanto à “estagnação econômica”, que o autor coloca entre os fatores da crise do XIV, trata-se de um elemento acessório, pois a produção de gêneros alimentícios fora ampliada, pouco tempo antes, pela adoção de novos processos, quais sejam a rotação dos campos de cultivo, os novos métodos de aração e de atrelagem, a utilização de moinhos de vento, a drenagem de pântanos e a derrubada de florestas para expandir as áreas de plantio. Ademais, deve-se lembrar que aperfeiçoamentos tecnológicos como a bússola, a pólvora, o papel e o uso da caravela surgiram imediatamente antes ou no transcorrer do próprio século XIV.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: FGV
Ano da Prova: 2016
Assuntos: Economia, Europa
Vídeo Sugerido: YouTube