Disciplina: Geografia 0 Curtidas

A observação do canavial fornece, numa primeira - UNICAMP 2015

Atualizado em 13/05/2024

A observação do canavial fornece, numa primeira impressão, a imagem de um mar de cana, um todo homogêneo no qual se distribuem os trabalhadores. Essa visão se desfaz quando se analisa o processo de trabalho. Na medida em que se penetra no interior das relações de produção, descortina-se um universo submerso, pilar básico de uma estrutura de dominação.

A respeito das relações de trabalho nas fazendas de cana-de-açúcar em várias regiões do Brasil, é correto afirmar que:

(Adaptado de Maria Aparecida de Moraes Silva, Errantes do fim do século. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1999.)

  1. A elevada mecanização da lavoura e as exigências das leis trabalhistas levam os antigos cortadores de cana a serem empregados nos setores de produção no interior das usinas de álcool e de açúcar.

  2. A expansão dos canaviais e o aumento da produção de álcool e de açúcar permitem que os trabalhadores permaneçam empregados durante todo o ano, reduzindo o trabalho sazonal.

  3. As usinas eliminam os pagamentos dos trabalhadores por produtividade no corte da cana e, com isso, os ganhos salariais passam a ser computados apenas pelos dias trabalhados.

  4. Os trabalhadores são migrantes sazonais que se deslocam para o trabalho manual nos canaviais e retornam para suas antigas regiões após a colheita, dedicando-se a atividades de subsistência.


Solução

Alternativa Correta: D) Os trabalhadores são migrantes sazonais que se deslocam para o trabalho manual nos canaviais e retornam para suas antigas regiões após a colheita, dedicando-se a atividades de subsistência.

Tradicionalmente a maior parte das relações de trabalho presentes nos grandes latifúndios de cana-de-açúcar ao longo do território brasileiro é marcada pela migração sazonal de trabalhadores conhecidos como boias-frias, que se deslocam para trabalhar nos períodos de colheita, retornando ao seu município de origem quando este trabalho se encerra (movimento migratório também conhecido como transumância). Cabe ressaltar que, no enunciado da questão, foi utilizado texto relativamente antigo e que, nos últimos anos, com a emergência do agronegócio no País, há a necessidade cada vez menor da utilização da mão de obra diante da intensa mecanização da agricultura e que, em grande parte, os boias-frias residem nas áreas periféricas de grandes cidades.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Institução: UNICAMP

Ano da Prova: 2015

Assuntos: Trabalho

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar