Disciplina: Geografia 0 Curtidas

A região Nordeste brasileira é marcada por contrastes - UNICAMP 2021

Atualizado em 13/05/2024

A região Nordeste brasileira é marcada por contrastes climáticos: áreas úmidas e áreas com longos períodos de estiagem. O mapa a seguir mostra a variação da umidade por meses em relação à distribuição das chuvas.

UNICAMP 2021

Sobre as características climáticas e a distribuição das chuvas na região Nordeste, é correto afirmar:

(Adaptado de Mapa de Clima do Brasil. Coordenação De Recursos Naturais e Estudos Ambientais – CREN. Diretoria de Geociências – DGC – IBGE. Rio de Janeiro. 2006.)

  1. Todas as áreas sem seca ou subsecas recebem umidade da zona de convergência intertropical, além do incremento de vapor d’água do processo de evapotranspiração das florestas tropicais.

  2. No centro do Estado da Bahia localiza-se a principal área no interior da região Nordeste com 1 a 3 meses secos, devido ao efeito orográfico da Chapada Diamantina na formação de chuvas.

  3. O período de estiagem das áreas com 4 a 5 meses secos ocorre no verão, enquanto o das áreas com 6 a 8 meses secos ocorre no outono e inverno na Bahia, e na primavera e verão nos demais Estados.

  4. A distribuição da umidade na região Nordeste tem estreita relação com o tipo de vegetação: nas áreas com 9 a 11 meses secos ocorre a vegetação de caatinga; nas áreas com 6 a 8 meses secos, a vegetação de cerrado.


Solução

Alternativa Correta: B) No centro do Estado da Bahia localiza-se a principal área no interior da região Nordeste com 1 a 3 meses secos, devido ao efeito orográfico da Chapada Diamantina na formação de chuvas.

UNICAMP 2021

As áreas sem seca ou subsecas, com destaque para o litoral sul da Bahia, têm sua umidade proveniente do avanço da massa Polar atlântica – fria e úmida – que atinge a região, mais intensamente no inverno. A umidade proveniente da zona de convergência intertropical distribui-se por uma área mais ampla. Exceptuando-se o litoral oriental, o período de estiagem é mais acentuado no inverno.
Nas áreas de menor pluviosidade – no Sertão Nordestino, a maior das sub-regiões fito-fisionômicas do Nordeste –, a vegetação característica é a Caatinga.
A Chapada Diamantina, no estado da Bahia, é o principal determinante das chuvas – do tipo orográfica – na região. O grau de dificuldade de interpretação desta questão está na utilização de legenda hachurada, uma vez que a cartografia temática é mais eficiente quando utiliza cores, como pode ser observado no mapa apresentado na resolução.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Institução: UNICAMP

Ano da Prova: 2021

Assuntos: Relevo, Mapa

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar