Disciplina: Geografia 0 Curtidas
A região Nordeste brasileira é marcada por contrastes - UNICAMP 2021
A região Nordeste brasileira é marcada por contrastes climáticos: áreas úmidas e áreas com longos períodos de estiagem. O mapa a seguir mostra a variação da umidade por meses em relação à distribuição das chuvas.

(Adaptado de Mapa de Clima do Brasil. Coordenação De Recursos Naturais e Estudos Ambientais – CREN. Diretoria de Geociências – DGC – IBGE. Rio de Janeiro. 2006.)
Sobre as características climáticas e a distribuição das chuvas na região Nordeste, é correto afirmar:
-
Todas as áreas sem seca ou subsecas recebem umidade da zona de convergência intertropical, além do incremento de vapor d’água do processo de evapotranspiração das florestas tropicais.
-
No centro do Estado da Bahia localiza-se a principal área no interior da região Nordeste com 1 a 3 meses secos, devido ao efeito orográfico da Chapada Diamantina na formação de chuvas.
-
O período de estiagem das áreas com 4 a 5 meses secos ocorre no verão, enquanto o das áreas com 6 a 8 meses secos ocorre no outono e inverno na Bahia, e na primavera e verão nos demais Estados.
-
A distribuição da umidade na região Nordeste tem estreita relação com o tipo de vegetação: nas áreas com 9 a 11 meses secos ocorre a vegetação de caatinga; nas áreas com 6 a 8 meses secos, a vegetação de cerrado.
Solução
Alternativa Correta: B) No centro do Estado da Bahia localiza-se a principal área no interior da região Nordeste com 1 a 3 meses secos, devido ao efeito orográfico da Chapada Diamantina na formação de chuvas.

As áreas sem seca ou subsecas, com destaque para o litoral sul da Bahia, têm sua umidade proveniente do avanço da massa Polar atlântica – fria e úmida – que atinge a região, mais intensamente no inverno. A umidade proveniente da zona de convergência intertropical distribui-se por uma área mais ampla. Exceptuando-se o litoral oriental, o período de estiagem é mais acentuado no inverno.
Nas áreas de menor pluviosidade – no Sertão Nordestino, a maior das sub-regiões fito-fisionômicas do Nordeste –, a vegetação característica é a Caatinga.
A Chapada Diamantina, no estado da Bahia, é o principal determinante das chuvas – do tipo orográfica – na região. O grau de dificuldade de interpretação desta questão está na utilização de legenda hachurada, uma vez que a cartografia temática é mais eficiente quando utiliza cores, como pode ser observado no mapa apresentado na resolução.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: UNICAMP
Ano da Prova: 2021
Assuntos: Relevo, Mapa
Vídeo Sugerido: YouTube