Disciplina: Geografia 0 Curtidas
A figura acima indica a distribuição de usinas - UNICAMP 2018

(Fonte: Fabio R. Marin e Daniel S. P. Nassif “Mudanças climáticas e a cana-de-açúcar no Brasil: fisiologia, conjuntura e cenário futuro”. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental. v. 17, n 2, 2013, p. 233.)
A figura acima indica a distribuição de usinas sucroenergéticas no Brasil em 2010. Essas usinas provocaram aumento da produção de vinhaça, resíduo pastoso e malcheiroso resultante da destilação do caldo de cana-de-açúcar fermentado.
Assinale a alternativa correta.
-
No Centro-Oeste, as usinas estão concentradas em áreas anteriormente ocupadas pelo Cerrado; quando a vinhaça atinge os rios, ocorre aumento na quantidade de micro-organismos nocivos aos peixes.
-
O processamento da cana no Sudeste está concentrado no Vale do Paraíba; a vinhaça é rica em compostos sulfurados, leva à contaminação ambiental e não serve como fertilizante.
-
As usinas do Nordeste concentram-se no Agreste; a vinhaça é rica em matéria orgânica e pode ser utilizada como adubo para o solo.
-
Na região Norte há poucas usinas, situadas apenas nas Terras Altas amazônicas; a vinhaça é rica em matéria orgânica, mas o processo de destilação elimina seus nutrientes.
Solução
Alternativa Correta: A) No Centro-Oeste, as usinas estão concentradas em áreas anteriormente ocupadas pelo Cerrado; quando a vinhaça atinge os rios, ocorre aumento na quantidade de micro-organismos nocivos aos peixes.
As usinas sucroenergéticas produzem rejeitos que provocam diversos impactos ambientais, como por exemplo a produção de vinhaça.
Esse rejeito, quando atinge os recursos hídricos, promove a contaminação das águas e a diminuição da piscosidade. Tais impactos têm maior incidência nas regiões de maior concentração das usinas, em áreas de cerrado das Regiões Sudeste e Centro-Oeste.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: UNICAMP
Ano da Prova: 2018
Assuntos: Geografia Industrial, Bioma
Vídeo Sugerido: YouTube