Disciplina: Geografia 0 Curtidas
Com base no texto, é correto afirmar que a atual crise - FGV 2023

A volta da fome, uma tragédia anunciada
É impossível subestimar a importância da invasão russa à Ucrânia para explicar o recente avanço da fome no mundo. Ucrânia e Rússia correspondem a 10% do comércio mundial de calorias, 30% das exportações mundiais de trigo e 60% das de óleo de girassol. Entre 20% e 30% da área de plantio da Ucrânia não poderá ser colhida e o bloqueio dos portos do país pelas tropas russas impede que os produtos disponíveis alcancem os mercados. Mas, embora haja grãos suficientes no mundo, eles não chegam à mesa de quem deles necessita, uma vez que é cada vez menor a proporção dos grãos que se destinam diretamente à alimentação humana. Além disso, as técnicas que favoreceram o avanço dos rendimentos agrícolas provocaram, ao mesmo tempo, uma dupla concentração: por um lado, poucos produtos (arroz, trigo, milho e soja) entram com mais de 50% da oferta global de calorias, por outro lado, 60% da produção concentra-se em alguns poucos países. Por isso, perdas de safra em qualquer destas regiões acabam tendo um impacto global de alto risco para a segurança alimentar mundial.
Adaptado de https://ricardoabramovay.com/2022/05/a-voltada-fome-uma-tragediaanunciada/
Com base no texto, é correto afirmar que a atual crise global de abastecimento alimentar é uma consequência
-
circunstancial, em função da guerra no leste europeu, pois Rússia e Ucrânia são grandes produtoras e exportadoras de cereais.
-
inesperada, fruto da perda combinada de safras na Índia e na China, por questões climáticas, e no leste europeu, por questões bélicas.
-
conjuntural, resultante da desorganização logística e portuária do transporte internacional, em função da pandemia e dos conflitos.
-
estrutural, relacionada ao modelo produtivo que embasa as cadeias produtivas destinadas originalmente a alimentar o mundo e que, atualmente, encontram-se em colapso.
-
ocasional, causada pelas barreiras comerciais impostas pela OTAN, responsáveis por represarem a livre circulação de mercadorias e trabalhadores.
Solução
Faça login para continuar vendo as resoluções
Quer acessar mais resoluções? Faça login com sua conta para desbloquear nosso conteúdo!
Entrar