Disciplina: Geografia 0 Curtidas

Observado de um ângulo distinto, o desenvolvimento da - VUNESP 2014

Atualizado em 27/08/2024

Observado de um ângulo distinto, o desenvolvimento da primeira metade do século XX apresenta-se basicamente como um processo de articulação das distintas regiões do país em um sistema com um mínimo de integração.

(Celso Furtado. Formação econômica do Brasil, 2013.)

Considerando o processo histórico de desenvolvimento econômico e territorial brasileiro, ao longo da primeira metade do século XX, é correto afirmar que

  1. o estabelecimento de redes comerciais protecionistas estimulou a produção cafeeira, a partir deste momento voltada ao sólido mercado consumidor nacional.

  2. o fortalecimento do mercado interno reforçou o movimento de substituição das importações, fomentado na região Sudeste pela ação do Estado e do capital estrangeiro.

  3. a adoção de superintendências locais financiou a modernização da economia açucareira do litoral nordestino, reinserindo-a no mercado internacional.

  4. a implantação de um sistema nacional integrado solidificou os empreendimentos agroindustriais da região Centro-Oeste, agora protegidos pelo planejamento desenvolvimentista nacional.

  5. a articulação regional garantiu o crescimento da exploração aurífera em Minas Gerais, fornecendo subsídios técnicos e amplo mercado consumidor.


Solução

Alternativa Correta: B) o fortalecimento do mercado interno reforçou o movimento de substituição das importações, fomentado na região Sudeste pela ação do Estado e do capital estrangeiro.

Durante a primeira metade do século XX, o desenvolvimento econômico brasileiro passou a ser fundamentado, com o auxílio do Estado e do capital estrangeiro, no desenvolvimento industrial. Isso ocorreu devido à contínua redução da capacidade produtiva dos cafezais e do reinvestimento dos lucros da cafeicultura na indústria incipiente.

O fator dinâmico principal, em especial após a crise de 1929, foi o mercado interno, que começou a atrair mais investimentos, diante da manutenção da procura interna, diferente do que estava acontecendo no mercado externo. Além disso, a expansão da produção interna possibilitou a substituição das importações. Todas essas modificações na estrutura econômica concentraram-se na região Sudeste, por ser a região com mais recursos financeiros, naturais e de estrutura disponíveis.

Resolução adaptada de: QConcursos

Institução: VUNESP

Ano da Prova: 2014

Assuntos: Geografia Econômica

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora