Disciplina: Geografia 0 Curtidas
No final do século XVIII, o economista inglês Thomas - FATEC 2016
No final do século XVIII, o economista inglês Thomas Malthus escreveu um livro, no qual trabalhou a ideia de que a fome e a miséria são decorrentes do descompasso entre o crescimento populacional e a produção de alimentos.
Segundo Malthus,
-
o ritmo do crescimento populacional tende a diminuir à medida que os investimentos em educação aumentam.
-
o crescimento demográfico acelera a retirada dos recursos naturais, causando danos irreversíveis ao meio ambiente.
-
o crescimento acelerado da população nos países subdesenvolvidos é consequência e não a causa da miséria e da pobreza.
-
o aumento da população ocorre em progressão geométrica e a produção de alimentos aumenta em progressão aritmética.
-
o aumento da população faz com que os governos invistam cada vez mais em saúde, deixando de lado os investimentos produtivos.
Solução
Alternativa Correta: D) o aumento da população ocorre em progressão geométrica e a produção de alimentos aumenta em progressão aritmética.
Em seu estudo, publicado em 1796, Robert Thomas Malthus, impressionado com o crescimento da população inglesa durante o início da Revolução Industrial inglesa, analisou o comportamento geral da população mundial e concluiu que, numa comunidade, a produção de alimentos crescia aproximadamente em progressão aritmética (exemplo: x + 1), enquanto a população, por sua vez, crescia em progressão geométrica (exemplo: x2), sendo que, num determinado momento, não haveria alimento suficiente para toda a comunidade. Tal hipótese não se confirmou, no decorrer dos anos, porém, até hoje, é muito discutida.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: FATEC
Ano da Prova: 2016
Assuntos:
Thomas Malthus
Vídeo Sugerido: YouTube