Disciplina: Geografia 0 Curtidas

No texto, os autores fazem uma crítica à abordagem - VUNESP 2012

Atualizado em 24/06/2024

No texto, os autores fazem uma crítica à abordagem malthusiana, que tende a considerar o tamanho da população como o fator principal do impacto sobre os recursos naturais existentes no planeta.

Dessa forma, para se entender a atual “crise ambiental”, outros fatores, também importantes, devem ser levados em consideração, a saber,

  1. o tamanho dos territórios de cada país e a falta de conhecimento sobre a quantidade de recursos naturais que cada população dispõe.

  2. o baixo nível de renda das populações dos países desenvolvidos e seu reduzido grau de desenvolvimento tecnológico.

  3. o modelo de desenvolvimento econômico adotado pelos países e os padrões de consumo difundidos em escala mundial.

  4. o tamanho das populações dos países subdesenvolvidos e seu baixo nível de escolaridade

  5. o baixo desenvolvimento técnico-científico dos países e a ausência de conhecimentos sobre a finitude dos recursos naturais existentes no planeta.


Solução

Alternativa Correta: C) o modelo de desenvolvimento econômico adotado pelos países e os padrões de consumo difundidos em escala mundial.

A alternativa (A) está incorreta, pois o tamanho territorial de cada país não está entre os principais fatores responsáveis pela crise ambiental contemporânea. Além disso, existe um conhecimento razoável sobre os recursos naturais de cada região do planeta.

A alternativa (B) está incorreta, pois as populações de países desenvolvidos têm alto nível de renda e de desenvolvimento tecnológico.

A alternativa (C) está correta. Os padrões de consumo adotados em países desenvolvidos e em alguns países em desenvolvimento não são compatíveis com a ideia de desenvolvimento sustentável, uma vez que exigem muito dos recursos naturais renováveis e não renováveis da Terra. Dessa forma, a questão de controle populacional não seria tão relevante porque tem como foco países que consomem muito menos do que as populações de países desenvolvidos.


A alternativa (D) está incorreta, pois, como está expresso no texto da questão e conforme foi explicado na alternativa acima, o crescimento de populações em países em desenvolvimento não está entre as principais causas dos problemas ambientais atuais.

A alternativa (E) está incorreta. Os países têm noção de que os recursos naturais são finitos, e o baixo desenvolvimento técnico-científico de alguns países não explica a precariedade da situação ambiental.

Resolução adaptada de: QConcursos

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Institução: VUNESP

Ano da Prova: 2012

Assuntos: Meio Ambiente

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar