Disciplina: Geografia 0 Curtidas

A atual política do governo brasileiro de apoio à - VUNESP 2013

Atualizado em 25/06/2024

A atual política do governo brasileiro de apoio à produção de biocombustíveis traz consigo alguns objetivos e produz consequências específicas, entre os quais podemos mencionar,

Respectivamente,

  1. a busca pela redução das emissões de gases causadores do efeito estufa e a tendência à ampliação das áreas destinadas à produção da cana-de-açúcar no território nacional.

  2. a busca pela redução das emissões de gases causadores do efeito estufa e a tendência ao fortalecimento do consumo dos combustíveis fósseis no país.

  3. a busca pelo aumento das emissões de gases causadores do efeito estufa e a tendência à ampliação das áreas destinadas à produção da soja no território nacional.

  4. a busca pela mudança da matriz energética nacional e a tendência à redução das áreas destinadas à produção de cana-de-açúcar no território nacional.

  5. a busca pela redução da área total destinada à produção de alimentos e a tendência à ampliação das áreas destinadas à produção da soja no território nacional.


Solução

Alternativa Correta: A) a busca pela redução das emissões de gases causadores do efeito estufa e a tendência à ampliação das áreas destinadas à produção da cana-de-açúcar no território nacional.

A atual política brasileira de apoio à produção de biocombustíveis, especialmente o etanol de cana-de-açúcar, tem como objetivo principal a redução das emissões de gases do efeito estufa. O etanol de cana-de-açúcar é considerado um biocombustível mais sustentável em comparação aos combustíveis fósseis, pois emite menos dióxido de carbono (CO2) durante sua produção e queima. Isso contribui para mitigar as mudanças climáticas e atender aos compromissos internacionais de redução de emissões assumidos pelo Brasil.

Além disso, a política de apoio à produção de biocombustíveis tende a incentivar a ampliação das áreas destinadas à produção de cana-de-açúcar no território nacional. Isso ocorre porque a cana-de-açúcar é a principal matéria-prima para a produção de etanol no Brasil, e o aumento da produção é visto como uma estratégia para aumentar a participação de biocombustíveis na matriz energética nacional. Essa expansão busca não apenas atender à demanda interna por biocombustíveis, mas também fortalecer o papel do Brasil como um dos principais produtores e exportadores mundiais de etanol.

Institução: VUNESP

Ano da Prova: 2013

Assuntos: Geografia Política

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora