Disciplina: Geografia 0 Curtidas

O mapa a seguir registra parte do processo de - UNICAMP 2019

Atualizado em 13/05/2024

O mapa a seguir registra parte do processo de substituição dos domínios vegetais do continente europeu pela agricultura sedentarizada ao longo dos últimos 10 mil anos.

UNICAMP 2019

(Adaptado de W. F. Rudmann, A Terra Transformada. Porto Alegre: Bookman, 2015, p. 53 e 59.)

A análise do mapa permite concluir que:

  1. As pastagens e as estepes foram os domínios mais devastados pela implantação da agricultura, em função da fertilidade do seu solo em épocas de degelo, o que favoreceu a produtividade de grande escala.

  2. Não é possível identificar grandes transformações nas condições naturais dos domínios de vegetação europeus em função do processo de sedentarização das sociedades humanas.

  3. O desenvolvimento de lavouras na Europa durante o Neolítico foi base para a transformação de domínios vegetais naturais, o que significa que o desmatamento é uma prática milenar.

  4. As áreas que hoje correspondem aos países da Península Ibérica, ao Reino Unido e à Irlanda foram as pioneiras no desenvolvimento de práticas agrícolas sedentarizadas.


Solução

Alternativa Correta: C) O desenvolvimento de lavouras na Europa durante o Neolítico foi base para a transformação de domínios vegetais naturais, o que significa que o desmatamento é uma prática milenar.

As áreas centrais da Europa são aquelas que mais intensamente foram ocupadas durante o Neolítico, o que vem provocando intenso desmatamento há mais de 10.000 anos, alterando profundamente as formações vegetais que cobriram esta porção do continente desde o período Quaternário da era Cenozoica.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

Institução: UNICAMP

Ano da Prova: 2019

Assuntos: Geografia Agrária

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora