Disciplina: Geografia 0 Curtidas
O Sistema Nacional de Unidades de Conservação estimulou - UNESP 2016
O Sistema Nacional de Unidades de Conservação estimulou a criação de áreas de proteção ambiental integral com o controle unilateral do Estado sobre o seu território e os seus recursos.
A implantação do referido sistema foi criticada
-
pelas populações urbanas, por interromper o crescimento natural da mancha urbana em regiões periféricas.
-
pelos governos locais, por minar a autonomia municipal no parcelamento do solo para a utilização em políticas de habitação.
-
pelas populações tradicionais, que defendiam uma maior participação no processo de demarcação das unidades de conservação.
-
por organizações ambientalistas internacionais, que se opunham às grandes dimensões das áreas adotadas pelo Estado.
-
pelo capital especulativo, por desvalorizar as áreas do entorno que seriam vendidas no mercado imobiliário.
Solução
Alternativa Correta: C) pelas populações tradicionais, que defendiam uma maior participação no processo de demarcação das unidades de conservação.
O Sistema Nacional de Unidades de Conservação, criado pela Lei Federal 9.985, de 18 de julho de 2000, tem por objetivo assegurar a conservação da diversidade biológica, promover o desenvolvimento sustentável e a proteção das comunidades tradicionais. Para tanto, define como um de seus instrumentos a chamada Unidade de Proteção Integral, área delimitada pelo Estado com o objetivo principal de preservar a natureza. A instituição e a delimitação destas áreas correspondem a um processo vertical em que o Estado, a partir de seus órgãos de planejamento, determina quais áreas devem ser preservadas. Ocorre que, na maioria das vezes, tais áreas abrigam populações tradicionais, como indígenas e ribeirinhos, os quais raramente participam das discussões relativas ao processo de demarcação das unidades de conservação.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: UNESP
Ano da Prova: 2016
Assuntos: Unidades de Conservação
Vídeo Sugerido: YouTube