Disciplina: História 0 Curtidas

A imagem acima retrata parte do mosaico romano de - UNICAMP 2017

Atualizado em 13/05/2024

UNICAMP 2017

A imagem acima retrata parte do mosaico romano de Nennig, um dos mais bem conservados que se encontram até o momento no norte da Europa. A composição conta com mais de 160 m2 e apresenta como tema cenas próprias de um anfiteatro romano.

(https://fr.wikipedia.org/wiki/Perl_(Sarre)#/media/File:Retiarius_sta bs_secutor_(color).jpg. Acessado em 12/08/2016.

A partir da leitura da imagem e do conhecimento sobre o período em questão, pode-se afirmar corretamente que a imagem representa

  1. uma luta entre três gladiadores, prática popular entre membros da elite romana do século III d. C, que foi criticada pelos cristãos.

  2. a popularidade das atividades circenses entre os romanos, prática de cunho religioso que envolvia os prisioneiros de guerra.

  3. uma das ações da política do pão e do circo, estratégia da elite romana que usava cidadãos romanos na arena, para lutarem entre si e, assim, divertir o povo.

  4. uma luta entre gladiadores, prática que tinha inúmeras funções naquela sociedade, como a diversão, a tentativa de controle social e a valorização da guerra.


Solução

Alternativa Correta: D) uma luta entre gladiadores, prática que tinha inúmeras funções naquela sociedade, como a diversão, a tentativa de controle social e a valorização da guerra.

Os combates entre gladiadores (lutadores provenientes dos estratos sociais inferiores) foi uma prática bastante popular desde as últimas décadas da República Romana, ocupando uma posição importante nos espetáculos relacionados com a “política do pão e circo”. Nesse sentido, além de seu papel como entretenimento, a luta de gladiadores preenchia ainda outras finalidades, como a valorização da atividade guerreira, a inferiorização dos escravos e a dominação de Roma sobre os povos conquistados.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

Institução: UNICAMP

Ano da Prova: 2017

Assuntos: Roma

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora