Disciplina: História 0 Curtidas
“Não descreverei catástrofes pessoais de alguns dias - FGV 2016
“Não descreverei catástrofes pessoais de alguns dias infelizes, mas a destruição de toda a humanidade, pois é com horror que meu espírito segue o quadro das ruínas da nossa época. Há vinte e poucos anos que, entre Constantinopla e os Alpes Julianos, o sangue romano vem sendo diariamente vertido. A Cítia, Trácia, Macedônia, Tessália, Dardânia, Dácia, Épiro, Dalmácia, Panônia são devastadas pelos godos, sármatas, quedos, alanos (...); deportam e pilham tudo.
Quantas senhoras, quantas virgens consagradas a Deus, quantos homens livres e nobres ficaram na mão dessas bestas! Os bispos são capturados, os padres assassinados, todo tipo de religioso perseguido; as igrejas são demolidas, os cavalos pastam junto aos antigos altares de Cristo (…).”
(São Jerônimo, Cartas apud Pedro Paulo Abreu Funari, Roma: vida pública e vida privada. 2000)
O excerto, de 396, remete a um contexto da história romana marcado pela
-
combinação da cultura romana com o cristianismo, além da desorganização do Estado Romano, em meio às invasões germânicas e de outros povos.
-
reorientação radical da economia, porque houve o abandono da relação com os mercados mediterrâneos e o início de contato com o norte da Europa.
-
expulsão dos povos invasores de origem não germânica, seguida da reintrodução dos organismos representativos da República Romana.
-
crescente restrição à atuação da Igreja nas regiões fronteiriças do Império, porque o governo romano acusava os cristãos de aliança com os invasores.
-
retomada do paganismo e o consequente retorno da perseguição aos cristãos, responsabilizados pela grave crise política do Império Romano.
Solução
Alternativa Correta: A) combinação da cultura romana com o cristianismo, além da desorganização do Estado Romano, em meio às invasões germânicas e de outros povos.
A data de 396 nos remete ao Baixo Império Romano, quando a decadência da civilização e do Estado criados por Roma já se encontravam em irremediável declínio. Àquela altura, a religião cristã fora incorporada à vida política do Império por meio do Edito de Tessalônica, firmado por Teodósio I em 380. Ao mesmo tempo, a pressão dos povos bárbaros já se fazia sentir de forma irreversível: a Dácia (atual Romênia) fora perdida, os bárbaros já haviam transposto o Danúbio (matando em batalha o imperador Valente, em 378) e estavam devastando as regiões da Península Balcânica citadas na carta de São Jerônimo. A propósito, o Império Romano acabara de ser dividido em 395, quando da morte de Teodósio, em Império do Ocidente e Império do Oriente, na vã tentativa de tornar mais eficiente a luta contra os invasores.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: FGV
Ano da Prova: 2016
Assuntos: Idade Antiga
Vídeo Sugerido: YouTube