Disciplina: História 0 Curtidas

No último terço do século XIX, possuir colônias passou - FAMERP 2023

Atualizado em 13/05/2024

No último terço do século XIX, possuir colônias passou a ser, para os países europeus, um requisito para se afirmar como potência. Por isso, na corrida por territórios na África, iniciada pela França e pela Grã-Bretanha, logo se envolveram a Alemanha, a Itália e até mesmo um indivíduo, Leopoldo II, o rei dos belgas.

(Alberto da Costa e Silva. A África explicada aos meus filhos, 2008.)

O excerto caracteriza uma disputa entre países europeus que

  1. inviabilizou a exploração dos recursos naturais da África e, anteriormente, a própria consolidação da hegemonia europeia sobre o continente africano.

  2. facilitou a resistência dos povos africanos à tentativa de domínio estrangeiro e, simultaneamente, a formação da ideologia do pan-africanismo.

  3. levou a conflitos armados entre eles e, rapidamente, à derrocada da hegemonia europeia e à ascensão político-militar de Estados Unidos e União Soviética.

  4. provocou a divisão das áreas coloniais na África a partir de interesses externos ao continente africano e, posteriormente, um dos motivos da Primeira Guerra Mundial.

  5. atrasou a formação da União Europeia e, paralela - mente, a facilitação do comércio entre os países europeus e destes com as nações da África e da América.


Solução

Faça login para continuar vendo as resoluções

Quer acessar mais resoluções? Faça login com sua conta para desbloquear nosso conteúdo!

Entrar
Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora