Disciplina: História 0 Curtidas

O historiador Daniel Aarão Reis tem defendido que o - UNICAMP 2015

Atualizado em 13/05/2024

O historiador Daniel Aarão Reis tem defendido que o regime instaurado em 1964 não seja conhecido apenas como “ditadura militar”, mas como “ditadura civil-militar”, pois contou com a participação civil.

Para exemplificar o envolvimento civil, é possível citar

  1. manifestações populares como a “passeata dos 100 mil”, a campanha pela anistia e as “Marchas da família com Deus e pela liberdade”.

  2. a atuação homogênea do clero brasileiro e da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), que temiam a instauração do comunismo no país

  3. a participação da população nas eleições parlamentares, legitimando as decisões políticas por meio de referendo

  4. o apoio de empresários, grupos midiáticos, políticos civis e classes médias urbanas que davam sustentação aos militares.


Solução

Alternativa Correta: D) o apoio de empresários, grupos midiáticos, políticos civis e classes médias urbanas que davam sustentação aos militares.

Embora a ação dos militares tenha sido o elemento mais ostensivo para a queda do presidente João Goulart, o chamado “Golpe de 64” foi respaldado pelos setores sociais, a partir das classes médias, que temiam a crescente esquerdização do populismo janguista. E, ao menos durante os governos Castelo Branco e Costa e Silva, o apoio desses segmentos ao regime militar continuou a existir de forma significativa.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Institução: UNICAMP

Ano da Prova: 2015

Assuntos: Ditadura Militar de 64

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar