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O poeta canta: “A espada, a cruz e a fome iam dizimando a - FGV 2016
O poeta canta:
“A espada, a cruz e a fome iam dizimando a família selvagem.” (Pablo Neruda).
Talvez não seja inútil partir desses versos para tentar perceber por que elementos – que encarados em seu conjunto, constituem um mecanismo – foi possível a conquista da América.
(Ruggiero Romano, Mecanismos da Conquista Colonial. 1973. Adaptado)
Sobre o trecho citado, é correto afirmar que a conquista espanhola da América
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diferenciou-se muito da praticada pelos portugueses no Brasil, porque houve a instituição de pequenas propriedades rurais, a produção essencialmente voltada para o mercado interno e, ao mesmo tempo, uma política indigenista que privilegiou a catequese e condenou todas as formas de exploração do trabalho indígena, estabelecendo o trabalho assalariado para as atividades produtivas; mas a ausência de alimentos fez a fome prevalecer entre os colonos.
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contou com muitas condições facilitadoras, caso da organização social das sociedades indígenas, produtoras de excedentes agrícolas e acostumadas com o trabalho de exploração extrativista mineral; mas, por outro lado, os religiosos espanhóis defendiam a necessidade da escravidão indígena a fim de que os nativos da América percebessem a importância da fé religiosa e do temor a Deus para a construção de laços familiares estáveis e moralmente aceitos.
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foi organizada pelas elites coloniais, representadas pelos criollos, que criaram vários mecanismos de exploração do trabalho indígena, prevalecendo a condição escrava, porque, ainda que os preceitos jurídicos explicitassem a qualidade dos nativos de homens livres, cada morador adulto de aldeias era obrigado a oferecer a metade dos dias do ano de trabalho nas propriedades agrícolas, sempre com o irrestrito apoio das congregações religiosas, especialmente a dos jesuítas.
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constitui-se como um organismo, no qual se articularam a superioridade bélica do colonizador, exemplificada pelo uso do cavalo; a existência de alguns mitos religiosos que precederam a presença espanhola na América, caso das profecias que garantiam a chegada iminente de novos deuses ou de calamidades; e uma considerável modificação nas formas de organização das sociedades nativas americanas, materializada na imposição de novas formas e ritmos de trabalho.
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esteve sempre muito ameaçada pela dificuldade em obter mão de obra farta, porque as guerras entre os povos nativos eram constantes e geravam muitas mortes e, além disso, porque havia uma pressão importante de vários setores da Igreja Católica para que os indígenas só fossem deslocados às frentes de trabalho depois da formação catequética, que demorava alguns anos e retirava dos índios a motivação para as atividades mais rudes, caso da extração da prata.
Solução
Alternativa Correta: D) constitui-se como um organismo, no qual se articularam a superioridade bélica do colonizador, exemplificada pelo uso do cavalo; a existência de alguns mitos religiosos que precederam a presença espanhola na América, caso das profecias que garantiam a chegada iminente de novos deuses ou de calamidades; e uma considerável modificação nas formas de organização das sociedades nativas americanas, materializada na imposição de novas formas e ritmos de trabalho.
Apesar de ter como ponto de partida, para explicar a conquista da América pelos espanhóis, a célebre tríade sintetizada por Pablo Neruda, o examinador, ao formular a resposta da questão, apenas aproveitou o elemento “espada” para expressar a superioridade militar dos europeus. Esqueceu portanto os outros dois aspectos citados pelo poeta chileno, quais sejam a cruz (a aculturação e consequente submissão por meio da catequese) e a fome (resultante da apropriação, pelos colonizadores, da terra que provia a subsistência dos nativos). Com efeito, nem a referência a mitos e profecias indígenas tem ligação com o processo de conversão dos índios, nem a imposição de novas formas de trabalho pode ser relacionada diretamente com o elemento “fome”.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: FGV
Ano da Prova: 2016
Assuntos: História do Brasil
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