Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
Analisando o último período do terceiro parágrafo, - VUNESP 2014
A questão toma por base uma passagem de um romance de Autran Dourado (1926- 2012).
A gente Honório Cota
Quando o coronel João Capistrano Honório Cota mandou erguer o sobrado, tinha pouco mais de trinta anos. Mas já era homem sério de velho, reservado, cumpridor. Cuidava muito dos trajes, da sua aparência medida. O jaquetão de casimira inglesa, o colete de linho atravessado pela grossa corrente de ouro do relógio; a calça é que era como a de todos na cidade - de brim, a não ser em certas ocasiões (batizado, morte, casamento - então era parelho mesmo, por igual), mas sempre muito bem passada, o vinco perfeito. Dava gosto ver:
O passo vagaroso de quem não tem pressa - o mundo podia esperar por ele, o peito magro estufado, os gestos lentos, a voz pausada e grave, descia a rua da Igreja cumprimentando cerimoniosamente, nobremente, os que por ele passavam ou os que chegavam na janela muitas vezes só para vê-lo passar.
Desde longe a gente adivinhava ele vindo: alto, magro, descarnado, como uma ave pernalta de grande porte. Sendo assim tão descomunal, podia ser desajeitado: não era, dava sempre a impressão de uma grande e ponderada figura. Não jogava as pernas para os lados nem as trazia abertas, esticava-as feito medisse os passos, quebrando os joelhos em reto.
Quando montado, indo para a sua Fazenda da Pedra Menina, no cavalo branco ajaezado de couro trabalhado e prata, aí então sim era a grande, imponente figura, que enchia as vistas. Parecia um daqueles cavaleiros antigos, fugidos do Amadis de Gaula ou do Palmeirim, quando iam para a guerra armados cavaleiros.
(Ópera dos mortos, 1970.)
Analisando o último período do terceiro parágrafo, verifica-se que a palavra “feito” é empregada como
-
advérbio.
-
verbo.
-
substantivo.
-
adjetivo.
-
conjunção.
Solução
Alternativa Correta: E) conjunção.
No contexto do trecho fornecido, a palavra "feito" é utilizada como uma conjunção. A função da conjunção "feito" aqui é introduzir uma ideia de modo ou conformidade em relação à ação anteriormente descrita. Vejamos o trecho em questão: "não era, dava sempre a impressão de uma grande e ponderada figura. Não jogava as pernas para os lados nem as trazia abertas, esticava-as feito medisse os passos, quebrando os joelhos em reto."
Neste contexto, "feito" está sendo usado para indicar modo ou maneira, equivalente a "como se" ou "como se ele medisse os passos". Essa estrutura é comum na língua portuguesa, especialmente em linguagem literária, para descrever uma ação ou estado de maneira detalhada ou comparativa.
Portanto, a resposta correta é a alternativa E) conjunção. "Feito" não está sendo usado como advérbio, verbo, substantivo ou adjetivo neste contexto específico, mas sim como uma conjunção subordinativa adverbial, introduzindo uma ideia de conformidade em relação à forma como ele esticava as pernas ao andar.
Institução: VUNESP
Ano da Prova: 2014
Assuntos: Morfologia
Vídeo Sugerido: YouTube