Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
Apesar das diferenças notáveis que existem entre estas - FUVEST 2016
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’Áfica. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negro em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o lazareto*, Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia
*lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas
atingidas por determinadas doenças.
Apesar das diferenças notáveis que existem entre estas obras, um aspecto comum ao texto de Capitães da Areia, considerado no contexto do livro, e Vidas Secas, de Graciliano Ramos, é
-
a consideração conjunta e integrada de questões culturais e conflitos de classe.
-
a reprodução fiel da variante oral-popular da linguagem, como recurso principal na caracterização das personagens.
-
o engajamento nas correntes literárias nacionalistas, que rejeitavam a opção por temas regionais.
-
o emprego do discurso doutrinário, de caráter panfletário e didatizante, próprio do “realismo socialista”.
-
o tratamento enfático e conjugado da mestiçagem racial e da desigualdade social.
Solução
Alternativa Correta: A) a consideração conjunta e integrada de questões culturais e conflitos de classe.
O embate que Fabiano estabelece em Vidas Secas com os que ele chama de ricos (o dono da fazenda, o fiscal da prefeitura) assemelha-se ao que os protagonistas de Capitães da Areia enfrentam na sua relação com os mais abastados, constituindo, assim, um conflito de classe. Além disso, os dois romances abordam questões culturais, vistas nas dificuldades no domínio da linguagem e do raciocínio mais elaborado, que alijam radicalmente as personagens de Vidas Secas do convívio social pleno e digno. Em Capitães da Areia, as questões culturais são observadas não só na repressão que o Estado faz nos terreiros de candomblé, apreendendo inclusive uma imagem de Ogum/São Jorge, como também no discurso repressivo da imprensa em relação à marginalização a que está submetido o menor abandonado.
Créditos da Resolução: Curso Objetivo
Institução: FUVEST
Ano da Prova: 2016
Assuntos: Análise do Texto
Vídeo Sugerido: YouTube