Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

Atente para as seguintes afirmações, extraídas e - FUVEST 2017

Atualizado em 13/05/2024

Nasceu o dia e expirou.
Já brilha na cabana de Araquém o fogo, companheiro da noite. Correm lentas e silenciosas no azul do céu, as estrelas, filhas da lua, que esperam a volta da mãe ausente. Martim se embala docemente; e como a alva rede que vai e vem, sua vontade oscila de um a outro pensamento. Lá o espera a virgem loura dos castos afetos; aqui lhe sorri a virgem morena dos ardentes amores.
Iracema recosta-se langue ao punho da rede; seus olhos negros e fúlgidos, ternos olhos de sabiá, buscam o estrangeiro, e lhe entram n’alma. O cristão sorri; a virgem palpita; como o saí, fascinado pela serpente, vai declinando o lascivo talhe, que se debruça enfim sobre o peito do guerreiro.


Atente para as seguintes afirmações, extraídas e adaptadas de um estudo do crítico Augusto Meyer sobre José de Alencar:
I. “Nesta obra, assim como nos ‘poemas americanos’ dos nossos poetas, palpita um sentimento sincero de distância poética e exotismo, de coisa notável por estranha para nós, embora a rotulemos como nativa.”
II. “Mais do que diante de um relato, estamos diante de um poema, cujo conteúdo se concentra a cada passo na magia do ritmo e na graça da imagem.”
III. “O tema do bom selvagem foi, neste caso, aproveitado para um romance histórico, que reproduz o enredo típico das narrativas de capa e espada, oriundas da novela de cavalaria.”

É compatível com o trecho de Iracema aqui reproduzido, considerado no contexto dessa obra, o que se afirma em

José de Alencar, Iracema

  1. I, apenas.

  2. III, apenas.

  3. I e II, apenas.

  4. II e III, apenas.

  5. I, II e III.


Solução

Alternativa Correta: C) I e II, apenas.

Iracema é integrante da literatura indianista, que elegeu o índio como elemento nativo e, portanto, símbolo de nossa identidade nacional. No entanto, o selvagem é apresentado como pertencente a um povo extinto e, pois, distante do contexto social a que pertencia o leitor romântico. A consequência desse processo ficcional é a construção de um texto no qual prevalece a “distância poética e exotismo”, o que valida a afirmação I. Além disso, o projeto inicial de Alencar na confecção desse romance era apresentá-lo na forma de poesia. Ainda que tenha desistido dessa empreitada, o autor manteve no livro marcas típicas da linguagem poemática, como ritmo, musicalidade e amplo emprego de comparações e metáforas. Confirma-se, dessa forma, a afirmação II. Por fim, deve-se lembrar que Iracema não apresenta um típico enredo de capa e espada, pois não possui uma narrativa de valentia e peripécias. Na verdade, é uma mistura de lenda com história de amor, o que desqualifica a afirmação III.

Créditos da Resolução: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Institução: FUVEST

Ano da Prova: 2017

Assuntos: Análise do Texto, Iracema

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar