Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
De acordo com o texto, a) os estudantes mais fortes - UNIFESP 2011
Instrução: A questão a seguir toma por base o texto seguinte.
A palavra bullying ainda é pouco conhecida do grande público brasileiro. De origem inglesa e ainda sem tradução no Brasil, é utilizada para qualificar comportamentos violentos no âmbito escolar, tanto de meninos quanto de meninas. Dentre esses comportamentos podemos des tacar as agressões, os assédios e as ações desrespeitosas, todos realizados de maneira recorrente e intencional por parte dos agressores. É fundamental explicitar que as atitudes tomadas por um ou mais agressores contra um ou alguns estudantes, geralmente, não apresentam motiva ções específicas ou justificáveis. Isso significa dizer que, de forma quase “natural”, os mais fortes utilizam os mais frágeis como meros objetos de diversão, prazer e poder, com o intuito de maltratar, intimidar, humilhar e amedrontar suas vítimas. E isso, invariavelmente, produz, alimenta e até perpetua muita dor e sofrimento nos vitimados.
(Ana Beatriz Barbosa Silva.
Bullying: mentes perigosas nas escolas, 2010. Adaptado.)
De acordo com o texto,
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os estudantes mais fortes usam de sua prepotência e do constrangimento e intimidação dos mais frágeis, com o objetivo de se divertirem.
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as ações violentas, praticadas no ambiente escolar, são invariavelmente frequentes, involuntárias e motivadas por sofrimentos dos agressores.
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o sofrimento proveniente das manifestações violentas na escola pode demandar tratamentos dispendiosos, porém eficientes.
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em geral, as agressões sofridas pelos alunos não são gratuitas e possuem causas cada vez mais claramente identificáveis.
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a humilhação e o medo a que são submetidas as vítimas do bullying são consequências naturais da sociedade contemporânea.
Solução
Alternativa Correta: A) os estudantes mais fortes usam de sua prepotência e do constrangimento e intimidação dos mais frágeis, com o objetivo de se divertirem.
A resposta correta é a alternativa A) os estudantes mais fortes usam de sua prepotência e do constrangimento e intimidação dos mais frágeis, com o objetivo de se divertirem. No penúltimo parágrafo do texto, a autora explica que, de forma "quase natural", os estudantes mais fortes utilizam os mais frágeis como "meros objetos de diversão, prazer e poder". A alternativa A reflete exatamente essa ideia de que os agressores fazem uso de sua força para se divertir, intimidar e humilhar os outros, sem justificativas claras.
A alternativa B) as ações violentas, praticadas no ambiente escolar, são invariavelmente frequentes, involuntárias e motivadas por sofrimentos dos agressores está incorreta, pois o texto afirma que as ações violentas são intencionais, e não involuntárias. Além disso, o sofrimento dos agressores não é apontado como motivação para o bullying, como sugere a alternativa.
A alternativa C) o sofrimento proveniente das manifestações violentas na escola pode demandar tratamentos dispendiosos, porém eficientes não é mencionada no texto. O foco do trecho está no sofrimento causado, mas não há referência a tratamentos ou custos.
As alternativas D) em geral, as agressões sofridas pelos alunos não são gratuitas e possuem causas cada vez mais claramente identificáveis e E) a humilhação e o medo a que são submetidas as vítimas do bullying são consequências naturais da sociedade contemporânea também não correspondem ao texto. O texto explica que as agressões não possuem "motivações específicas ou justificáveis", o que contradiz a ideia de causas claras ou naturais, como sugerem essas alternativas.
Institução: UNIFESP
Ano da Prova: 2011
Assuntos: Interpretação Textual
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