Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

Em O cortiço, o caráter naturalista da obra faz com que - UNIFESP 2003

Atualizado em 29/08/2024

A questão baseia-se no seguinte fragmento do romance O cortiço (1890), de Aluísio Azevedo (1857–1913).

O cortiço

Fechou-se um entra-e-sai de marimbondos defronte daquelas cem casinhas ameaçadas pelo fogo. Homens e mulheres corriam de cá para lá com os tarecos ao ombro, numa balbúrdia de doidos. O pátio e a rua enchiam-se agora de camas velhas e colchões espocados. Ninguém se conhecia naquela zumba de gritos sem nexo, e choro de crianças esmagadas, e pragas arrancadas pela dor e pelo desespero. Da casa do Barão saíam clamores apopléticos; ouviam-se os guinchos de Zulmira que se espolinhava com um ataque. E começou a aparecer água. Quem a trouxe? Ninguém sabia dizê-lo; mas viam-se baldes e baldes que se despejavam sobre as chamas.
Os sinos da vizinhança começaram a badalar. E tudo era um clamor.
A Bruxa surgiu à janela da sua casa, como à boca de uma fornalha acesa. Estava horrível; nunca fora tão bruxa. O seu moreno trigueiro, de cabocla velha, reluzia que nem metal em brasa; a sua crina preta, desgrenhada, escorrida e abundante como as das éguas selvagens, dava-lhe um caráter fantástico de fúria saída do inferno. E ela ria-se, ébria de satisfação, sem sentir as queimaduras e as feridas, vitoriosa no meio daquela orgia de fogo, com que ultimamente vivia a sonhar em segredo a sua alma extravagante de maluca.
Ia atirar-se cá para fora, quando se ouviu estalar o madeiramento da casa incendiada, que abateu rapidamente, sepultando a louca num montão de brasas.

(Aluísio Azevedo. O cortiço)

Em O cortiço, o caráter naturalista da obra faz com que o narrador se posicione em terceira pessoa, onisciente e onipresente, preocupado em oferecer uma visão crítico-analítica dos fatos. A sugestão de que o narrador é testemunha pessoal e muito próxima dos acontecimentos narrados aparece de modo mais direto e explícito em

  1. Fechou-se um entra-e-sai de marimbondos defronte daquelas cem casinhas ameaçadas pelo fogo.

  2. Ninguém sabia dizê-lo; mas viam-se baldes e baldes que se despejavam sobre as chamas.

  3. Da casa do Barão saíam clamores apopléticos...

  4. A Bruxa surgiu à janela da sua casa, como à boca de uma fornalha acesa.

  5. Ia atirar-se cá para fora, quando se ouviu estalar o madeiramento da casa incendiada...


Solução

Alternativa Correta: E) Ia atirar-se cá para fora, quando se ouviu estalar o madeiramento da casa incendiada...

Pode-se inferir na locução adverbial “cá para fora” a proximidade do narrador em relação ao que se está narrando.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

Institução: UNIFESP

Ano da Prova: 2000

Assuntos: Interpretação Textual

Vídeo Sugerido: YouTube

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