Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
(...) eu sou um pobre relojoeiro que, cansado de ver - UNICAMP 2022
(...) eu sou um pobre relojoeiro que, cansado de ver que os relógios deste mundo não marcam a mesma hora, descri do ofício. (...) Um exemplo. O Partido Liberal, segundo li, estava encasacado e pronto para sair, com o relógio na mão, porque a hora pingava. Faltava-lhe só o chapéu, que seria o chapéu Dantas, ou o chapéu Saraiva (ambos da chapelaria Aristocrata); era só pô-lo na cabeça, e sair. Nisto passa o carro do paço com outra pessoa, e ele descobre que ou o seu relógio está adiantado, ou o de Sua Alteza é que se atrasara. Quem os porá de acordo?
(Machado de Assis, Bons dias. Introdução e notas John Gledson. 3. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2008, p. 79.)
Com relação ao excerto da crônica de Machado de Assis, publicada em 05 de abril de 1888 na Gazeta de Notícias, é correto afirmar que a metáfora mecânica faz referência à passagem do tempo, aludindo à expectativa de mudança de
-
regime a partir de discordâncias políticas que levaram à eleição do governo imperial.
-
século, marcada pela perspectiva da chegada do meteorito de Bendegó na corte imperial.
-
mentalidade escravagista, com um pacto político para suspensão de costumes imperiais.
-
legislação, com a alternância entre partidos para a formação de um novo ministério do governo imperial.
Solução
Alternativa Correta: D) legislação, com a alternância entre partidos para a formação de um novo ministério do governo imperial.
O relógio é utilizado na crônica de 05 de abril de 1888 de Bons Dias! como metáfora da passagem do tempo, o que traz implícita a ideia de transformação, de mudança. No presente caso, funciona como uma referência à queda do Gabinete Cotegipe, desgastado pela demora em implantar a abolição da escravatura, já que esse líder político era do Partido Conservador. A expectativa era a de que subisse ao poder um gabinete comandado ou por Manuel Pinto de Sousa Dantas ou por José Antônio Saraiva, ambos liberais, haveria a abolição. No entanto, surpreendentemente, a atribuição foi entregue a outro conservador, João Alfredo, que cria o gabinete sob o qual finalmente seria decretado, por meio da famosa Lei Áurea, o fim absoluto da escravidão no Brasil.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: UNICAMP
Ano da Prova: 2022
Assuntos: Interpretação
Vídeo Sugerido: YouTube