Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

Assinale a alternativa em que a passagem está reescrita, - FGV 2016

Atualizado em 13/05/2024

Leia o texto para responder à questão

O velho Lima

O velho Lima, que era empregado – empregado antigo – numa das nossas repartições públicas, e morava no Engenho de Dentro, caiu de cama, seriamente enfermo, no dia 14 de novembro de 1889, isto é, na véspera da Proclamação da República dos Estados Unidos do Brasil.
O doente não considerou a moléstia coisa de cuidado, e tanto assim foi que não quis médico. Entretanto, o velho Lima esteve de molho oito dias.
O nosso homem tinha o hábito de não ler jornais e, como em casa nada lhe dissessem (porque nada sabiam), ele ignorava completamente que o Império se transformara em República.
No dia 23, restabelecido e pronto para outra, comprou um bilhete, segundo o seu costume, e tomou lugar no trem, ao lado do comendador Vidal, que o recebeu com estas palavras:
– Bom dia, cidadão.
O velho Lima estranhou o cidadão, mas de si para si pensou que o comendador dissera aquilo como poderia ter dito ilustre, e não deu maior importância ao cumprimento, limitando-se a responder:
– Bom dia, comendador.
– Qual comendador! Chama-me Vidal! Já não há mais comendadores!
– Ora essa! Então por quê?
– A República deu cabo de todas as comendas! Acabaram-se!
O velho Lima encarou o comendador e calou-se, receoso de não ter compreendido a pilhéria.
Ao entrar na sua seção, o velho Lima sentou-se e viu que tinham tirado da parede uma velha litografia representando D. Pedro de Alcântara. Como na ocasião passasse um contínuo, perguntou-lhe:
– Por que tiraram da parede o retrato de Sua Majestade?
O contínuo respondeu num tom lentamente desdenhoso:
– Ora, cidadão, que fazia ali a figura do Pedro Banana?
– Pedro Banana! – repetiu raivoso o velho Lima.
– Não dou três anos para que isso seja República!

(Arthur Azevedo. Seleção de contos, 2014)

O lado humorístico do conto decorre do fato de o velho Lima

  1. discordar da legitimidade da recente República. Tanto que, ao final da conversa com o comendador, este o incomodou, fazendo-o sentir amedrontado com sua rispidez.

  2. ignorar que a República tivesse sido proclamada. Tanto que, ao final da conversa com o comendador, o velho Lima limitou-se a ficar calado, pois pensava que ele fizera uma piada.

  3. ficar doente para não acompanhar a queda do Império. Tanto que, ao final da conversa com o comendador, a intimidade existente entre eles foi abalada por um gracejo incômodo.

  4. ironizar as pessoas que condenaram o Império. Tanto que, ao final da conversa com o comendador, a dificuldade de compreendê-lo deixava ambos desconfortáveis.

  5. agir contra todos para que não se consolidasse a República. Tanto que, ao final da conversa com o comendador, a audácia deste fez com que ele se calasse ante a provocação.


Solução

Alternativa Correta: B) ignorar que a República tivesse sido proclamada. Tanto que, ao final da conversa com o comendador, o velho Lima limitou-se a ficar calado, pois pensava que ele fizera uma piada.

O conto relata que o velho Lima, que caíra doente em 14 de novembro de 1889, nada soubera da Proclamação da República, tanto que no dia 23, ao voltar ao trabalho, encarou como uma piada a afirmação do ex-comendador de que a República dera “cabo de todas as comendas”. Confirma esse juízo feito pela personagem o trecho “O velho Lima encarou o comendador e calou-se, receoso de não ter compreendido a pilhéria”.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Institução: FGV

Ano da Prova: 2016

Assuntos: Interpretação Textual

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar