Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

“O Sinhô foi açoitar sozinho a negra Fulô. A negra - UNICAMP 2017

Atualizado em 13/05/2024

“O Sinhô foi açoitar
sozinho a negra Fulô.
A negra tirou a saia
e tirou o cabeção,
de dentro dêle pulou
nuinha a negra Fulô.

Essa negra Fulô!
Essa negra Fulô!

Ó Fulô! Ó Fulô!
Cadê, cadê teu Sinhô
que Nosso Senhor me mandou?
Ah! Foi você que roubou,
foi você, negra Fulô?
Essa negra Fulô!”

(Jorge de Lima, Poesias Completas, v.1. Rio de Janeiro/Brasília: J.Aguilar e INL, 1974, p. 121.)


“A Sinhá mandou arrebentar-lhe os dentes:
Fute, Cafute, Pé-de-pato, Não-sei-que-diga,
avança na branca e me vinga.
Exu escangalha ela, amofina ela,
amuxila ela que eu não tenho defesa de homem,
sou só uma mulher perdida neste mundão.
Neste mundão.
Louvado seja Oxalá.
Para sempre seja louvado.”

(Idem, p.164.)

Essas duas cenas de ciúmes concluem dois textos diferentes de Jorge de Lima. A primeira pertence ao conhecido poema modernista “Essa negra Fulô”; a segunda, ao poema “História”, de Poemas Negros (1947). Em relação a “Essa negra Fulô”, o poema “História”, especificamente, representa

  1. a reiteração da denúncia das relações de poder, muito arraigadas no sistema escravocrata, que colocam no mesmo plano violências raciais e sexuais.

  2. a passagem de uma caracterização da mulher negra como sedutora para uma postura solidária em relação à escrava, que explicita as estratégias compensatórias de que se vale para sobreviver.

  3. a permanência de uma visão pitoresca sobre a situação da mulher negra nos engenhos de açúcar, que oculta os mecanismos de poder que garantiam sua exploração.

  4. a superação da visão idílica da vida na senzala, graças a uma postura realista e social, que revela a violência das relações entre senhores e escravos.


Solução

Alternativa Correta: B) a passagem de uma caracterização da mulher negra como sedutora para uma postura solidária em relação à escrava, que explicita as estratégias compensatórias de que se vale para sobreviver.

Em “Essa negra Fulô”, o eu poemático associa condições subumanas a que eram submetidos os negros a aspectos sedutores de uma escrava. Fulô é caracterizada por seu grande poder de atração. Em “História”, o enunciador explicita “as estratégias compensatórias de que se vale para sobreviver”, ou seja, a escrava volta-se para a magia e a proteção, dos orixás, após sofrer toda sorte de violências. Essa invocação mística é um recurso compensatório diante da condição sexualizada e sofrida da mulher escrava. Deve-se ressaltar que a violência sexual e étnica, em relação ao escravo, existe nos dois fragmentos, o que contempla a alternativa a, mas a partir do segundo verso do texto II, História, nota-se, especificamente uma atitude da escrava para compensar a violência a que é submetida: misticismo. Essa mulher indefesa tem a solidariedade do eu lírico, portanto a alternativa b é mais abrangente em relação aos excertos dados. Não há atitude sedutora, somente vitimização e apelo ao sobrenatural em História.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

Institução: UNICAMP

Ano da Prova: 2017

Assuntos: Interpretação de Texto

Vídeo Sugerido: YouTube

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