Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

Os conectivos sublinhados nos trechos “posto que as fotos - FGV 2015

Atualizado em 13/05/2024

Texto para à questão

Jornais impressos são coisas palpáveis, concretas, estão materializados em papel. No papel está seu suporte físico. Do papel, assim como da tinta, podem-se examinar a idade e a autenticidade. Já em televisão, como em toda forma de mídia eletrônica, é cada vez mais difícil encontrar o suporte físico original da informação. A bem da verdade, na era digital, quando já não se tem mais sequer o negativo de uma fotografia, posto que as fotos passaram a ser produzidas em máquinas digitais, praticamente não há mais o suporte físico primeiro, original, do documento que depois será objeto de pesquisa histórica. São tamanhas as possibilidades de alteração da imagem digital que, anos depois, será difícil precisar se aquela imagem que se tem corresponde exatamente à cena que foi de fato fotografada. E não se terá um negativo original para que seja tirada a prova dos nove.

Eugênio Bucci e Maria R. Kehl, Videologias: ensaios sobre televisão. São Paulo: Boitempo, 2004.

Os conectivos sublinhados nos trechos “posto que as fotos passaram a ser produzidas em máquinas digitais” e “que, anos depois, será difícil precisar”, tendo em vista as relações sintático-semânticas estabelecidas no texto, introduzem, respectivamente, orações que exprimem ideia de

  1. concessão e explicação.

  2. finalidade e conformidade.

  3. condição e tempo.

  4. modo e conclusão.

  5. causa e consequência.


Solução

Alternativa Correta: E) causa e consequência.

A locução posto que é concessiva (embora, apesar de, ainda que), mas foi empregada erroneamente pelos autores como causal (já que, porque, visto que). A oração introduzida pela conjunção que estabelece uma relação de consequência com a oração anterior, que contém a causa da dificuldade de precisar o momento em que as imagens foram registradas.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

Institução: FGV

Ano da Prova: 2015

Assuntos: Gramática

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora