Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
Os seguintes aspectos compositivos considerados pelo - FUVEST 2015
Capítulo CVII
Bilhete
“Não houve nada, mas ele suspeita alguma cousa; está muito sério e não fala; agora saiu. Sorriu uma vez somente, para Nhonhô, depois de o fitar muito tempo, carrancudo. Não me tratou mal nem bem. Não sei o que vai acontecer; Deus queira que isto passe. Muita cautela, por ora, muita cautela.”
Capítulo CVIII
Que se não entende
Eis aí o drama, eis aí a ponta da orelha trágica de Shakespeare. Esse retalhinho de papel, garatujado em partes, machucado das mãos, era um documento de análise, que eu não farei neste capítulo, nem no outro, nem talvez em todo o resto do livro. Poderia eu tirar ao leitor o gosto de notar por si mesmo a frieza, a perspicácia e o ânimo dessas poucas linhas traçadas à pressa; e por trás delas a tempestade de outro cérebro, a raiva dissimulada, o desespero que se constrange e medita, porque tem de resolver-se na lama, ou nas lágrimas?
(Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas.)
Os seguintes aspectos compositivos considerados pelo narrador do excerto: concentração e economia de meios expressivos, orientação realista e analítica, previsão do papel do leitor na construção do sentido do texto, suprindo o que, neste, é implícito ou lacunar, podem também caracterizar, principalmente, a obra
-
Viagens na Minha Terra, de Almeida Garrett.
-
Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida.
-
Til, de José de Alencar.
-
Vidas Secas, de Graciliano Ramos.
-
Capitães da Areia, de Jorge Amado.
Solução
Alternativa Correta: D) Vidas Secas, de Graciliano Ramos.
Vidas Secas pertence ao regionalismo do Segundo Tempo Modernista, vertente literária de teor neorrealista. Nesse romance impera a “economia de meios expressivos”. Seus 13 capítulos apresentam caráter independente, o que faz o leitor promover a concatenação do enredo e, assim, garantir a noção de conjunto que contribua para a construção de seu sentido.
Créditos da Resolução: Curso Objetivo
Institução: FUVEST
Ano da Prova: 2015
Assuntos: Segundo Tempo Modernista, Vidas Secas
Vídeo Sugerido: YouTube