Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

Reescreva o fragmento pretensamente sem culturas autóctones - FUVEST

Atualizado em 13/05/2024

Leia os textos para responder à questão.

Texto 1

Questão 05 - FUVEST 2021 - Português

Postagem de Instagram, conta do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).

Texto 2

Uma dentre as várias equações que fundam o Brasil enquanto país é: governar é produzir incêndios. Marcado por uma ideia de modernidade impulsionada pela crença de que modernizar é tomar posse de um terreno baldio, amorfo, pretensamente sem culturas autóctones ditas desenvolvidas, a fim de torná-lo “produtivo”, o Brasil foi criado por incêndios. Diante das queimadas que agora retornam, devemos nos lembrar que a destruição pelo fogo é nossa maior herança colonial.

V. Safatle, “Governar é produzir incêndios”. Adaptado.

  1. Reescreva o fragmento “pretensamente sem culturas autóctones ditas desenvolvidas”, substituindo as palavras sublinhadas por outras de sentido equivalente.

  2. Explique por que tanto o enunciado “É fogo!”, no texto 1, quanto “governar é produzir incêndios”, no texto 2, apresentam mais de um sentido no contexto em que foram empregados.


Solução

Alternativa Correta: )

a) O advérbio “pretensamente” pode ser substituído sem alterar o sentido do texto por “supostamente, hipoteticamente, presumivelmente”; “ditas” tem sentido de “tachadas de, referidas como, reputadas, julgadas”.

b) A expressão “é fogo!” pode ser entendida de forma literal, como o incêndio na Amazônia e no Pantanal, ou ser empregada coloquialmente em sentido conotativo, quando se quer dar a entender que uma situação é difícil de resolver, conseguir ou realizar. No texto 2, “governar é produzir incêndios”, pode ser entendida em sentido literal, referindo-se ao fato de que desde a época do Brasil Colônia criou-se o hábito de colocar fogo na mata virgem “a fim de torná-la ‘produtiva’”. Esse hábito estende-se às políticas governamentais que apoiam a prática de queimadas. Em sentido figurado, a expressão “governar é produzir incêndios” sugere, ao contrário de “apagar incêndios”, que seria resolver problemas, a incapacidade governamental de lidar com questões problemáticas, agravando-as, demonstrando, com isso, habilidade de gerar outras piores.

Créditos da Resolução: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Institução: FUVEST

Ano da Prova: 2021

Assuntos: Advérbios, Expressões

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar