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Texto 1 “Que século, meus Deus! – exclamaram os ratos - UNICAMP 2024
Texto 1
“Que século, meus Deus! – exclamaram os ratos
E começaram a roer o edifício”.
(“Edifício Esplendor” (1955), de Carlos Drummond de Andrade, epígrafe do conto “Seminário dos Ratos”, de Lygia Fagundes Telles.)
Texto 2
Epígrafe é um paratexto (um texto que acompanha o texto principal), que pode justificar ou comentar um título ou texto; referenciar a relação entre o autor do texto e o da epígrafe; criar um efeito por meio do qual a presença da epígrafe já evoca a identificação do autor do texto com uma época ou movimento.
(Adaptado de: GENETTE, G. Paratextos Editoriais. Tradução de Álvaro Faleiros. Cotia: Ateliê Editorial, 2009.)
Considerando os textos 1 e 2, assinale a alternativa correta.
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A epígrafe associa o conto de Lygia ao “sentimento do mundo” drummondiano.
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A epígrafe mostra que os versos de Drummond são imprescindíveis à escrita do conto.
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A epígrafe justifica o título do conto e comenta os possíveis sentidos críticos dele.
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A epígrafe identifica Lygia à geração de 30 do Modernismo, ao lado de Drummond.
Solução
Alternativa Correta: D) A epígrafe identifica Lygia à geração de 30 do Modernismo, ao lado de Drummond.
A alternativa C é a correta porque a epígrafe de Drummond, "Que século, meus Deus! – exclamaram os ratos / E começaram a roer o edifício", está diretamente relacionada ao título e ao conteúdo do conto "Seminário dos Ratos" de Lygia Fagundes Telles. Essa epígrafe serve como uma chave para entender o tom crítico e a reflexão presente na narrativa, que aborda questões sociais e políticas por meio de uma alegoria. O "edifício" roído pelos ratos pode ser interpretado como uma metáfora para a sociedade ou as estruturas de poder que estão sendo corroídas, com os ratos representando aqueles que desafiam ou destroem essas instituições.
A frase de Drummond também traz um caráter de inquietação e decadência, o que ajuda a contextualizar o ambiente e as tensões presentes no conto de Lygia Fagundes Telles. Ao colocar a exaltação de um "século" problemático e as ações dos ratos como agentes de destruição, a epígrafe antecipa o conflito central do conto, em que o seminário e seus participantes, representados por figuras marginalizadas, questionam as estruturas dominantes e de poder.
As alternativas A, B e D não são corretas porque, embora o conto e a epígrafe compartilhem uma crítica social, a relação entre o texto e a epígrafe vai além do "sentimento do mundo" drummondiano (alternativa A), não sendo os versos de Drummond indispensáveis à escrita do conto (alternativa B), nem associando diretamente Lygia Fagundes Telles à geração de 30 do Modernismo (alternativa D).
Institução: UNICAMP
Ano da Prova: 2024
Assuntos: Interpretação Textual
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