Disciplina: Química 0 Curtidas
Com a crise hídrica de 2015 no Brasil, foi necessário - UNICAMP 2018
Com a crise hídrica de 2015 no Brasil, foi necessário ligar as usinas termoelétricas para a geração de eletricidade, medida que fez elevar o custo da energia para os brasileiros. O governo passou então a adotar bandeiras de cores diferentes na conta de luz para alertar a população. A bandeira vermelha indicaria que a energia estaria mais cara. O esquema a seguir representa um determinado tipo de usina termoelétrica.

(Adaptado de BITESIZE. Thermal power stations. Disponível em http://www.bbc.co.uk/bitesize/standard/physics/energy_matters/genera tion_of_electricity/revision/1/. Acessado em 26/07/17.)
Conforme o esquema apresentado, no funcionamento da usina há
-
duas transformações químicas, uma transformação física e não mais que três tipos de energia.
-
uma transformação química, uma transformação física e não mais que dois tipos de energia.
-
duas transformações químicas, duas transformações físicas e pelo menos dois tipos de energia.
-
uma transformação química, duas transformações físicas e pelo menos três tipos de energia.
Solução
Alternativa Correta: D) uma transformação química, duas transformações físicas e pelo menos três tipos de energia.
1ª transformação – química: Na queima do combustível, temos a transformação de energia potencial química em energia térmica para o aquecimento e para a ebulição da água e posterior aquecimento do vapor de água.
2ª transformação – física: Na caldeira, a energia térmica se transforma em energia mecânica, o vapor sob alta pressão que vai mover a turbina.
3ª transformação – física: No gerador, a energia mecânica da turbina é transformada em energia elétrica por indução eletromagnética.
Temos assim uma transformação química (queima do combustível) e duas transformações físicas (térmica em mecânica e mecânica em elétrica) envolvendo quatro formas de energia: potencial química, térmica, mecânica e elétrica.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: UNICAMP
Ano da Prova: 2018
Assuntos: Termodinâmica
Vídeo Sugerido: YouTube