Outras Bancas - 2013 - Disciplina: Biologia

Brasileiros fazem mais cirurgias de redução de estômago - CEFET 2013

09/08/2011 – 10h18
Brasileiros fazem mais cirurgias de redução de estômago.
Junto com o aumento da obesidade no Brasil, a realização de procedimentos de redução de estômago – as cirurgias bariátricas – tem registrado um crescimento exponencial no país, com um aumento de 275% nos últimos sete anos. . . .
. . . A cirurgia é indicada para pacientes com IMC (índice Massa Corpórea) acima de 35 ou 40, quando há presença de outras doenças associadas à obesidade. O procedimento extirpa uma parte do estômago ou do intestino e ainda pode recorrer a intervenções no aparelho digestivo (no Brasil, são aprovadas quatro modalidades cirúrgicas). . . .

Fonte: htto://WWW1.folha.uol.com.br/BBC/956672-brasileiros-fazem-mais-cirurgias-de-reducao-de-estomago.shtml, Acesso em 21/09/2012 (adaptado)

Com a retirada ou obstrução de uma parte do estômago e a fixação do intestino delgado numa região mais anterior deste órgão, podemos concluir que

  1. ocorre o emagrecimento, pois não ocorre absorção do alimento no estômago.

  2. o trajeto do alimento fica mais curto, reduzindo a absorção de açúcares, causando o emagrecimento.

  3. o indivíduo alimenta-se menos por ter um espaço menor no estômago e acaba emagrecendo.

  4. há redução da digestão de proteínas e gorduras, levando a uma perda de peso.


Resolução da questão

A sensação de alimentado está associado ao estômago cheio. A redução do estômago faz com que menos alimento seja ingerido para que se tenha sensação de alimentado com isso se tem o emagrecimento.

QRCode Wesley Rodrigues Conta Nubank
Doe para o Estuda por aqui

Apoie o criador do site (Wesley Rodrigues), com qualquer valor, para que mais conteúdo educacional gratuito e de qualidade continue sendo oferecido. Obrigado!

Quero apoiar


Encontre Mais Questões