Disciplina: Enfermagem 0 Curtidas

Desde sua implantação como estratégia pró-amamentaçã - CESGRANRIO 2016

Atualizado em 27/04/2025

Desde sua implantação como estratégia pró-amamentação, o sistema de Alojamento Conjunto em maternidades brasileiras impôs como necessidade a avaliação periódica para garantir a qualidade da assistência prestada, desde o nascimento, ao binômio Mãe-Filho.

Dentre os aspectos de controle avaliativo NÃO constava(m)

  1. a participação paterna no período das 7h às 22h

  2. a aceitação do sistema pela mãe e familiares

  3. o desempenho da equipe

  4. os resultados da morbimortalidade neonatal dentro do serviço

  5. os resultados quanto ao incentivo ao aleitamento materno


Solução

Alternativa Correta: A) a participação paterna no período das 7h às 22h

A resposta correta é a alternativa A) a participação paterna no período das 7h às 22h. O sistema de Alojamento Conjunto visa promover a união entre mãe e filho logo após o parto, permitindo que ambos permaneçam juntos durante a internação. Essa estratégia é orientada para fortalecer os laços afetivos e garantir o sucesso do aleitamento materno, além de melhorar a qualidade da assistência ao binômio Mãe-Filho. No entanto, o protocolo de avaliação do Alojamento Conjunto não inclui a participação paterna como um aspecto específico de controle, principalmente no que diz respeito ao horário de visitação (das 7h às 22h), pois o foco principal está na interação entre mãe e filho e na qualidade do atendimento prestado.

Por outro lado, aspectos como B) a aceitação do sistema pela mãe e familiares, C) o desempenho da equipe, D) os resultados da morbimortalidade neonatal dentro do serviço, e E) os resultados quanto ao incentivo ao aleitamento materno são todas variáveis fundamentais para garantir a eficácia do Alojamento Conjunto. Esses fatores estão diretamente ligados à qualidade do cuidado e à promoção do bem-estar tanto da mãe quanto do bebê, e são frequentemente avaliados no contexto do acompanhamento e monitoramento dessa prática.

Portanto, a participação paterna no período das 7h às 22h não é um critério de controle essencial ou obrigatório no sistema de Alojamento Conjunto, o que torna a alternativa A a resposta correta. A ênfase principal desse sistema é promover o cuidado integral e a presença constante da mãe com o bebê, enquanto a participação do pai, embora importante, não é um fator de avaliação central dentro do protocolo.

Banca Examinadora: CESGRANRIO

Ano da Prova: 2016

Assuntos: Aleitamento Materno

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora