Disciplina: Noções de Informática 0 Curtidas

Um empreendimento empresarial, cuja rede tem vários - CESGRANRIO 2024

Atualizado em 26/04/2025

Um empreendimento empresarial, cuja rede tem vários servidores, precisou montar uma estratégia de backup com ajuste de métricas bem definido, de modo a reduzir prejuízos em caso de falhas inesperadas desses servidores.

Considerando a estratégia montada, quais são os dois parâmetros específicos usados para medir eficiência de backup?

  1. quantidade de backups e tempo de backup

  2. quantidade de backups e tempo de recuperação

  3. partições de restauração e tempo de backup

  4. partições de restauração e ponto de recuperação

  5. tempo de recuperação e ponto de recuperação


Solução

Alternativa Correta: E) tempo de recuperação e ponto de recuperação

A alternativa correta é a E) tempo de recuperação e ponto de recuperação porque esses dois parâmetros são os principais indicadores usados em estratégias de backup para medir sua eficiência e eficácia. O tempo de recuperação (Recovery Time Objective – RTO) representa o tempo máximo aceitável para restaurar o sistema ou os dados após uma falha. Já o ponto de recuperação (Recovery Point Objective – RPO) define o quanto de dados pode ser perdido desde o último backup até o momento da falha — ou seja, a tolerância à perda de dados.

Esses dois conceitos são fundamentais porque ajudam a definir a frequência dos backups e a estrutura necessária para recuperação rápida. Um RTO curto exige sistemas e processos de restauração mais rápidos, enquanto um RPO pequeno implica em backups mais frequentes para garantir que poucos dados sejam perdidos. Juntos, RTO e RPO orientam decisões sobre infraestrutura, tecnologia de backup e estratégias de armazenamento, impactando diretamente os custos e os níveis de risco aceitáveis para a empresa.

As demais alternativas estão incorretas porque misturam conceitos menos precisos ou irrelevantes na medição da eficiência de um sistema de backup. Por exemplo, quantidade de backups não mede diretamente eficiência, e partições de restauração são aspectos técnicos específicos, mas não métricas de desempenho. Apenas RTO e RPO fornecem os parâmetros necessários para avaliar e planejar uma estratégia robusta de continuidade de negócios e recuperação de desastres.

Banca Examinadora: CESGRANRIO

Ano da Prova: 2024

Assuntos: Segurança da Informação

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora