Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

FGV - Todas as frases abaixo, retiradas do romance A Normalista, de

Atualizado em 13/05/2024

Todas as frases abaixo, retiradas do romance A Normalista, de Adolfo Caminha, mostram palavras sublinhadas na forma diminutiva. Além de mostrar pequena dimensão, o diminutivo pode expressar afetividade, ironia e intensidade.

Assinale a frase que mostra um diminutivo com valor intensivo.

  1. “Porque – argumentava – a política é uma especulação torpe como outra qualquer, como a de comprar e vender couros de bode na praia, a mesmíssima coisa; pois, não é? Pra tudo é preciso jeito, muito jeitinho...”

  2. “Uma patifaria! O Sr. Zuza pretendia sem dúvida abusar da sua confiança, plantar a desordem no seio da família, mas estava muito enganado. Ali era casa de gente pobre e honesta. Estava muito enganadinho, seu pelintra!”

  3. “Ao pé de D. Terezinha aprumava-se Maria do Carmo, afilhada de João, uma rapariga muito nova, com um belo arzinho de noviça, morena-clara, olhos cor de azeitonas...”

  4. “— Víspora! saltou de repente um rapazola de óculos, bigodinho fino, flor na botoeira do fraque de casimira clara.”

  5. “A cor, os olhos, os dentes, o cabelo – tudo nela era um encanto: olhos puxando para negros, dentes miudinhos e de uma brancura de algodão em rama, cabelos negros e luzidios como a asa da graúna – morena-clara.”


Solução

Faça login para continuar vendo as resoluções

Quer acessar mais resoluções? Faça login com sua conta para desbloquear nosso conteúdo!

Entrar
Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora