Disciplina: Espanhol 0 Curtidas

O filme Como estrellas en la tierra aborda o tema da - ENEM 2023

Questão 1 - Caderno Azul
Atualizado em 29/02/2024
Continua após a publicidade..

Texto 1

Questão 1 - ENEM 2023 - Caderno Azul

Disponível em: www.otrasvoceseneducacion.org. Acesso em: 8 nov. 2022.

Texto 2

Ishaan Awashi es un niño de 8 años cuyo mundo está plagado de maravillas que nadie más parece apreciar: colores, peces, perros y cometas, que simplemente no son importantes en la vida de los adultos, que parecen más interesados en cosas como los deberes, las notas o la limpieza. E Ishaan parece no poder hacer nada bien en clase. Cuando los problemas que ocasiona superan a sus padres, es internado en un colegio para que le disciplinen. Las cosas no mejoran en el nuevo colegio, donde Ishaan tiene además que aceptar estar lejos de sus padres. Hasta que un día, el nuevo profesor de arte, Ram Shankar Nikumbh, entra en escena, se interesa por el pequeño Ishaan y todo cambia.

O filme Como estrellas en la tierra aborda o tema da dislexia. Relacionando o cartaz do filme com a sinopse, constata-se que o(a)

Disponível em: https://elfinalde.com.
Acesso em: 26 out. 2021 (adaptado).

  1. olhar diferenciado para com o outro gera mudanças.

  2. estudante com dislexia apresenta um tom questionador.

  3. abordagem para lidar com a dislexia é pautada na disciplina

  4. contato com os pais prejudica o acompanhamento da dislexia.

  5. mudança de interesses ocorre na transição da infância para a vida adulta.

Continua após a publicidade..

Solução

Alternativa Correta: A

O filme Como estrellas en la tierra aborda o tema da dislexia e como o menino Ishaan Awashi expressa sua dor pela incompreensão dos adultos diante de sua vida e atitudes. No entanto, as perguntas no início (cartaz) e a postura do professor Ram Shankar Nikumbh para com o pequeno Ishaan mostram que um olhar diferenciado para com o outro gera mudanças, sendo este o conteúdo da alternativa A.

As demais não são corretas porque:
b) Mesmo que o cartaz apresente muitas perguntas de Ishaan, a sinopse descreve os conflitos vividos pelo pequeno diante da intolerância dos adultos e seus castigos e o olhar de complacência do professor.

c) A sinopse não relata a disciplina como foco único e principal para lidar com a dislexia, mas as diferenças de interesses entre a criança e o adulto, salvo o professor Ram.

d) A postura dos pais de Ishaan não é correta diante de suas atitudes não convencionais, porém o texto não apresenta de forma geral que o contato com os pais prejudica o acompanhamento da dislexia. O texto cita “que além de estar em um novo colégio precisa lidar com a ausência dos pais”, o que gera tristeza.

e) A sinopse cita a diferença entre os interesses dos adultos e das crianças, mas não mostra essa transição e o cartaz enfatiza os questionamentos de uma criança que se compara com as demais, convencionais diante do olhar dos adultos.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Área do Conhecimento: Linguagens Códigos e suas tecnologias

Ano da Prova: 2023

Nível de Dificuldade da Questão: Médio

Assuntos: Interpretação Textual, Conhecimentos Gerais de Língua Espanhola

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar