Disciplina: Geografia 0 Curtidas
Os seringueiros amazônicos eram invisíveis no cenário - Enem 2020
Atualizado em 13/05/2024
Os seringueiros amazônicos eram invisíveis no cenário nacional nos anos 1970. Começaram a se articular como um movimento agrário no início dos anos 1980, e na década seguinte conseguiram reconhecimento nacional, obtendo a implantação das primeiras reservas extrativas após o assassinato de Chico Mendes. Assim, em vinte anos, os camponeses da floresta passaram da invisibilidade à posição de paradigma de desenvolvimento sustentável com participação popular.
ALMEIDA, M. W. B. Direitos à floresta e ambientalismo: seringueiros e suas lutas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, n. 55. 2004.
De acordo com o texto, a visibilidade dos seringueiros amazônicos foi estabelecida pela relação entre
-
crescimento econômico e migração de trabalhadores.
-
produção de borracha e escassez de recursos naturais.
-
reivindicação de terra e preservação de mata nativa.
-
incentivo governamental e conservação de territórios.
-
modernização de plantio e comércio de látex.
Solução
Alternativa Correta: C) reivindicação de terra e preservação de mata nativa.
Esta questão refere-se à visibilidade dos seringueiros a partir da década de 1980. Segundo o texto da questão, no início da década de 1970, eles eram invisíveis no cenário nacional, ou seja, não tinham representatividade. Na década seguinte, começam a se articular num movimento agrário de camponeses cujo modo de vida se opunha à devastação da floresta por madeireiros. No caso dos seringueiros, a luta pela terra significava também a preservação da floresta, pois eles dependiam da seringueira, árvore nativa, e a extração do látex não requer a derrubada da planta. Ao contrário, o modo de vida dos seringueiros significava a preservação da floresta. Assim, na década de 1980, quando a questão ambiental estava em voga no mundo e quando surge o conceito de desenvolvimento sustentável, com a elaboração do Relatório Brundtland, a luta dos seringueiros por terra, mantendo a floresta, e o assassinato de Chico Mendes em 1988, fizeram com que ganhassem visibilidade no cenário nacional e internacional. Os seringueiros viraram um símbolo da conservação da floresta, e passam mais tarde a se juntar à luta por território de povos tradicionais em direção a um desenvolvimento sustentável. Na década de 1990, surge na legislação uma nova forma de Unidade de Conservação, as RESEX (Reservas Extrativistas de Uso Sustentável), que ajudavam a conservar a floresta e a manter o modo de vida dos seringueiros. A resposta da questão é a alternativa c. Observação: cabe ressaltar que o termo “preservação” da alternativa c não tem o mesmo sentido que possui no Sistema Nacional de Unidades de Conservação, uma lei sancionada no ano 2000. Nessa lei, há uma distinção entre os conceitos de preservação e de conservação de vegetações, sendo que o termo conservação significa que há proteção da vegetação, mas pode ocorrer o uso sustentável de recursos, enquanto o termo preservação refere-se a Unidades de Conservação em que não é permitida a ocupação humana.
Créditos da Resolução: Curso Objetivo
Área do Conhecimento: Ciências Humanas e suas tecnologias
Ano da Prova: 2020
Nível de Dificuldade da Questão: Difícil
Assuntos: Seringueiros, Chico Mendes, Desenvolvimento Sustentável
Vídeo Sugerido: YouTube