Disciplina: Geografia 0 Curtidas

Embora inegáveis os benefícios que ambas as economias - Enem 2020

Questão 46 - Caderno Azul
Atualizado em 13/05/2024

Embora inegáveis os benefícios que ambas as economias têm auferido do intercâmbio comercial, o Brasil tem reiterado seu objetivo de desenvolver com a China uma relação comercial menos assimétrica. Os números revelam com clareza a assimetria. As exportações brasileiras de produtos básicos, especialmente soja, minério de ferro e petróleo, compõem, dependendo do ano, algo entre 75% e 80% da pauta, ao passo que as importações brasileiras consistem, aproximadamente, em 95% de produtos industrializados chineses, que vão desde os mais variados bens de consumo até máquinas e equipamentos de alto valor.

LEÃO, V. C. Prefácio. In: CINTRA, M. A. M.; SILVA FILHO, E. B.; PINTO, E. C. (Org.). China em transformação: dimensões econômicas e geopolíticas do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Ipea, 2015.

Uma ação estatal de longo prazo capaz de reduzir a assimetria na balança comercial brasileira, conforme exposto no texto, é o(a)

  1. expansão do setor extrativista.

  2. incremento da atividade agrícola.

  3. diversificação da matriz energética.

  4. fortalecimento da pesquisa científica.

  5. monitoramento do fluxo alfandegário.


Solução

Alternativa Correta: D) fortalecimento da pesquisa científica.

O texto destaca a assimetria na balança comercial entre Brasil e China, já que o Brasil exporta, predominantemente, produtos básicos, mas importa, majoritariamente, produtos industrializados. Uma ação que poderia reduzir tal assimetria é o fomento à pesquisa científica, e uma política de desenvolvimento industrial, podendo agregar maior valor às exportações do País. As alternativas a e b estão incorretas, porque tratam, respectivamente, da expansão do extrativismo e da atividade agrícola, que gerariam a exportação de ainda mais produtos primários pelo Brasil e acentuariam a assimetria. Já a diversificação da matriz energética e o monitoramento do fluxo alfandegário, citados nas alternativas c e e, respectivamente, por si só, não contribuem para reduzir a citada assimetria.

Créditos da Resolução: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Área do Conhecimento: Ciências Humanas e suas tecnologias

Ano da Prova: 2020

Nível de Dificuldade da Questão: Difícil

Assuntos: Brasil e China, Exportações e Importações, Balança Comercial

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar