Disciplina: História 0 Curtidas

Em nosso país queremos substituir o egoísmo pela moral, a - ENEM 2010

Questão 28 - Caderno Azul
Atualizado em 29/02/2024
Continua após a publicidade..

Em nosso país queremos substituir o egoísmo pela moral, a honra pela probidade, os usos pelos princípios, as conveniências pelos deveres, a tirania da moda pelo império da razão, o desprezo à desgraça pelo desprezo ao vício, a insolência pelo orgulho, a vaidade pela grandeza de alma, o amor ao dinheiro pelo amor à glória, a boa companhia pelas boas pessoas, a intriga pelo mérito, o espirituoso pelo gênio, o brilho pela verdade, o tédio da volúpia pelo encanto da felicidade, a mesquinharia dos grandes pela grandeza do homem.

O discurso de Robespierre, de 5 de fevereiro de 1794, do qual o trecho transcrito é parte, relaciona-se a qual dos grupos político-sociais envolvidos na Revolução Francesa?

HUNT, L. Revolução Francesa e Vida Privada. In: PERROT, M. (Org.) História da Vida Privada: da Revolução Francesa à Primeira Guerra. Vol. 4. São Paulo: Companhia das Letras, 1991 (adaptado).

  1. À alta burguesia, que desejava participar do poder legislativo francês como força política dominante.

  2. Ao clero francês, que desejava justiça social e era ligado à alta burguesia.

  3. A militares oriundos da pequena e média burguesia, que derrotaram as potências rivais e queriam reorganizar a França internamente.

  4. À nobreza esclarecida, que, em função do seu contato, com os intelectuais iluministas, desejava extinguir o absolutismo francês.

  5. Aos representantes da pequena e média burguesia e das camadas populares, que desejavam justiça social e direitos políticos.

Continua após a publicidade..

Solução

Alternativa Correta: E

Robespierre foi o dirigente máximo da Revolução Francesa durante sua fase popular, quando o poder foi assumido pelos representantes da pequena e média burguesias e dos sans-coulotes trabalhadores urbanos. Esse grupo político, inicialmente chamado “montanheses”, com o tempo passou a ser conhecido pela designação de “jacobinos”, em referência ao grupo político de Robespierre. Nessa fase, que se radicalizaria como o “Terror”, foram aprovadas medidas de interesse popular, como o ensino primário obrigatório e a fixação de tetos para o preço dos alimentos.

Créditos da Resolução: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Área do Conhecimento: Ciências Humanas e suas tecnologias

Ano da Prova: 2010

Nível de Dificuldade da Questão: Difícil

Assuntos: Idade Contemporânea, Revolução Francesa

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar