Disciplina: Sociologia 0 Curtidas

A poluição e outras ofensas ambientais ainda não tinham - ENEM 2010

Questão 38 - Caderno Azul
Atualizado em 29/02/2024
Continua após a publicidade..

A poluição e outras ofensas ambientais ainda não tinham esse nome, mas já eram largamente notadas no século XIX, nas grandes cidades inglesas e continentais. E a própria chegada ao campo das estradas de ferro suscitou protestos. A reação antimaquinista, protagonizada pelos diversos luddismos, antecipa a batalha atual dos ambientalistas. Esse era, então, o combate social contra os miasmas urbanos.

O crescente desenvolvimento técnico-produtivo impõe modificações na paisagem e nos objetos culturais vivenciados pelas sociedades. De acordo com o texto, pode-se dizer que tais movimentos sociais emergiram e se expressaram por meio

SANTOS M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 2002 (adaptado).

  1. das ideologias conservacionistas, com milhares de adeptos no meio urbano.

  2. das políticas governamentais de preservação dos objetos naturais e culturais.

  3. das teorias sobre a necessidade de harmonização entre técnica e natureza.

  4. dos boicotes aos produtos das empresas exploradoras e poluentes.

  5. da contestação à degradação do trabalho, das tradições e da natureza.

Continua após a publicidade..

Solução

Alternativa Correta: E

O texto faz alusão aos movimentos sociais do início do século XIX, destacando os movimentos luddistas, uma referência a um de seus líderes, Ned Ludd, contrários aos avanços tecnológicos da 1.a Revolução Industrial, mediante invasão de fábricas e quebra de máquinas, pois eram consideradas responsáveis pelo desemprego e pelas péssimas condições de trabalho. Portanto, havia contestação à degradação do trabalho, como o uso da mão de obra de baixa qualificação profissional, enquanto a tradição artesanal e manufatureira mantinha o trabalhador como dono de seu instrumento de trabalho, envolvendo o trabalho familiar e especializado. Com a máquina, o trabalhador muda a sua rotina, que passa a ser adequada ao ritmo da máquina, como se ele fosse apenas uma peça em suas engrenagens. Muitas vezes, havia a preferência pelo trabalho infantil, com salários muito mais reduzidos do que o dos adultos, fato que provocava desemprego. No contexto atual, destacam-se os movimentos contrários ao desemprego estrutural provocado pelos avanços tecnológicos da 3a e da 4a Revolução Industrial, assim como os protestos contrários à degradação ambiental.

Créditos da Resolução: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Área do Conhecimento: Ciências Humanas e suas tecnologias

Ano da Prova: 2010

Nível de Dificuldade da Questão: Difícil

Assuntos: Impactos Ambientais, Revoluções Industriais

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar