Disciplina: Sociologia 0 Curtidas
A poluição e outras ofensas ambientais ainda não tinham - ENEM 2010
Atualizado em 13/05/2024
A poluição e outras ofensas ambientais ainda não tinham esse nome, mas já eram largamente notadas no século XIX, nas grandes cidades inglesas e continentais. E a própria chegada ao campo das estradas de ferro suscitou protestos. A reação antimaquinista, protagonizada pelos diversos luddismos, antecipa a batalha atual dos ambientalistas. Esse era, então, o combate social contra os miasmas urbanos.
O crescente desenvolvimento técnico-produtivo impõe modificações na paisagem e nos objetos culturais vivenciados pelas sociedades. De acordo com o texto, pode-se dizer que tais movimentos sociais emergiram e se expressaram por meio
SANTOS M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 2002 (adaptado).
-
das ideologias conservacionistas, com milhares de adeptos no meio urbano.
-
das políticas governamentais de preservação dos objetos naturais e culturais.
-
das teorias sobre a necessidade de harmonização entre técnica e natureza.
-
dos boicotes aos produtos das empresas exploradoras e poluentes.
-
da contestação à degradação do trabalho, das tradições e da natureza.
Solução
Alternativa Correta: E) da contestação à degradação do trabalho, das tradições e da natureza.
O texto faz alusão aos movimentos sociais do início do século XIX, destacando os movimentos luddistas, uma referência a um de seus líderes, Ned Ludd, contrários aos avanços tecnológicos da 1.a Revolução Industrial, mediante invasão de fábricas e quebra de máquinas, pois eram consideradas responsáveis pelo desemprego e pelas péssimas condições de trabalho. Portanto, havia contestação à degradação do trabalho, como o uso da mão de obra de baixa qualificação profissional, enquanto a tradição artesanal e manufatureira mantinha o trabalhador como dono de seu instrumento de trabalho, envolvendo o trabalho familiar e especializado. Com a máquina, o trabalhador muda a sua rotina, que passa a ser adequada ao ritmo da máquina, como se ele fosse apenas uma peça em suas engrenagens. Muitas vezes, havia a preferência pelo trabalho infantil, com salários muito mais reduzidos do que o dos adultos, fato que provocava desemprego. No contexto atual, destacam-se os movimentos contrários ao desemprego estrutural provocado pelos avanços tecnológicos da 3a e da 4a Revolução Industrial, assim como os protestos contrários à degradação ambiental.
Créditos da Resolução: Curso Objetivo
Área do Conhecimento: Ciências Humanas e suas tecnologias
Ano da Prova: 2010
Nível de Dificuldade da Questão: Difícil
Assuntos: Impactos Ambientais, Revoluções Industriais
Vídeo Sugerido: YouTube