Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

Motivadas ou não historicamente, normas prestigiadas ou - ENEM 2011

Questão 128 - Caderno Azul
Atualizado em 29/02/2024
Continua após a publicidade..

Motivadas ou não historicamente, normas prestigiadas ou estigmatizadas pela comunidade sobrepõem-se ao longo do território, seja numa relação de oposição, seja de complementaridade, sem, contudo, anular a interseção de usos que configuram uma norma nacional distinta da do português europeu. Ao focalizar essa questão, que opõe não só as normas do português de Portugal às normas do português brasileiro, mas também as chamadas normas cultas locais às populares ou vernáculas, deve-se insistir na ideia de que essas normas se consolidaram em diferentes momentos da nossa história e que só a partir do século XVIII se pode começar a pensar na bifurcação das variantes continentais, ora em consequência de mudanças ocorridas no Brasil, ora em Portugal, ora, ainda, em ambos os territórios.

O português do Brasil não é uma língua uniforme. A variação linguística é um fenômeno natural, ao qual todas as línguas estão sujeitas. Ao considerar as variedades linguísticas, o texto mostra que as normas podem ser aprovadas ou condenadas socialmente, chamando a atenção do leitor para a

CALLOU, D. Gramática, variação e normas. In: VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. (orgs). Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007 (adaptado).

  1. desconsideração da existência das normas populares pelos falantes da norma culta.

  2. difusão do português de Portugal em todas as regiões do Brasil só a partir do século XVIII.

  3. existência de usos da língua que caracterizam uma norma nacional do Brasil, distinta da de Portugal.

  4. inexistência de normas cultas locais e populares ou vernáculas em um determinado país.

  5. necessidade de se rejeitar a ideia de que os usos frequentes de uma língua devem ser aceitos.

Continua após a publicidade..

Solução

Alternativa Correta: C

Segundo o texto, é possível observar-se que a Língua Portuguesa consolidou ao longo do tempo normas vernáculas e populares e diferenças de sentido em palavras empregadas em Portugal e no Brasil. No entanto, a partir do século XVIII, notou-se uma bifurcação das normas, o que proporcionou o surgimento de variantes linguísticas distintas aos dois países.

Créditos da Resolução: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Área do Conhecimento: Linguagens Códigos e suas tecnologias

Ano da Prova: 2011

Nível de Dificuldade da Questão: Médio

Assuntos: Variação Linguística

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar