Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
O produtor de anúncios publicitários utiliza-se de - ENEM 2011
Atualizado em 13/05/2024

Veja. 05 set. 1999 (adaptado).
O produtor de anúncios publicitários utiliza-se de estratégias persuasivas para influenciar o comportamento de seu leitor. Entre os recursos argumentativos mobilizados pelo autor para obter a adesão do público à campanha, destaca-se nesse texto
-
a oposição entre individual e coletivo, trazendo um ideário populista para o anúncio.
-
a utilização de tratamento informal com o leitor, o que suaviza a seriedade do problema.
-
o emprego de linguagem figurada, o que desvia a atenção da população do apelo financeiro.
-
o uso dos numerais “milhares” e “milhões”, responsável pela supervalorização das condições dos necessitados.
-
o jogo de palavras entre “acordar” e “dormir”, o que relativiza o problema do leitor em relação ao dos necessitados.
Solução
Alternativa Correta: E) o jogo de palavras entre “acordar” e “dormir”, o que relativiza o problema do leitor em relação ao dos necessitados.
É comum a queixa dos brasileiros de que é difícil acordar no inverno. Ao fazer uso desse lugar-comum, aliado ao jogo de palavras entre “acordar” e “dormir”, o autor da mensagem publicitária sugere a comparação do pequeno problema dos leitores com os enormes problemas das pessoas carentes. Esse contraste sensibiliza o leitor a contribuir financeiramente com a campanha em questão.
Créditos da Resolução: Curso Objetivo
Área do Conhecimento: Linguagens Códigos e suas tecnologias
Ano da Prova: 2011
Nível de Dificuldade da Questão: Médio
Assuntos: Anúncios Publicitários
Vídeo Sugerido: YouTube