Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

E assim as coisas continuaram acontecendo entre os dois, - ENEM 2023

Questão 27 - Caderno Azul
Atualizado em 29/02/2024
Continua após a publicidade..

E assim as coisas continuaram acontecendo entre os dois, em quase sustos, um grande por acaso com cacoetes de gestos definitivos. Com o Nunca Mais se oferecendo o tempo todo, bastaria dizer foi um prazer ter te conhecido, bastaria não trocar telefones nem e-mails e enterrar a casualidade com a cal da sabedoria — nada poderia ser definitivo, os encontros duravam duas horas ou duas décadas ou duas vezes isso, mas em algum momento necessariamente seria o fim. De todos os grandes amores. De todos os pequenos. De todas as juras, das promessas, de todos os na-alegria-e-na-tristeza. De todos os não amores, os desamores, os casamentos para sempre, os rancores para sempre, de todas as paralelas que só se viabilizam na abstração da geometria, de todas as pequenas paixões e de todas as grandes paixões, de tudo que para na antessala da paixão, de todos os vínculos não experimentados, de todos.

O recurso que promove a progressão textual, contribuindo para a construção da ideia de que as relações amorosas têm um enredo comum, é a

LISBOA, A. Rakushisha. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.

  1. repetição do pronome indefinido “todos”.

  2. utilização do travessão na marcação do aposto.

  3. retomada do antecedente pelo pronome “isso”.

  4. contraposição de ideias marcada pela conjunção “mas”.

  5. substantivação de expressões pela anteposição do artigo.

Continua após a publicidade..

Solução

Alternativa Correta: A

O pronome indefinido “todos” serve para indicar que os termos o que se refere (“todos os grandes amores”, “todos os na-alegria-e-na-tristeza”, “todos os casamentos para sempre”) têm um caráter univesal. Dessa forma, contribui para revelar que os relacionamentos amorosos possuem um enredo comum, ou seja, igual para todos.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Área do Conhecimento: Linguagens Códigos e suas tecnologias

Ano da Prova: 2023

Nível de Dificuldade da Questão: Fácil

Assuntos: Linguagens

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar