Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

Enquanto estivemos entretidos com os urubus outras coisas - ENEM 2023

Questão 30 - Caderno Azul
Atualizado em 29/02/2024
Continua após a publicidade..

Enquanto estivemos entretidos com os urubus outras coisas andaram acontecendo na cidade. A Companhia baixou novas proibições, umas inteiramente bobocas, só pelo prazer de proibir (ninguém podia cuspir pra cima, nem carregar água em jacá, nem tapar o sol com peneira, como se todo mundo estivesse abusando dessas esquisitices); mas outras bem irritantes, como a de pular muro pra cortar caminho tática que quase todo mundo que não sofria de reumatismo vinha adotando ultimamente, principalmente os meninos. E não confiando na proibição só, nem na força dos castigos, que eram rigorosos, a Companhia ainda mandou fincar cacos de garra a nos muros. Achei isso um exagero, e comentei o assunto com mamãe. Meu pai ouviu lá do quarto e veio explicar. Disse que em épocas normais bastava uma coisa ou outra, mas agora a Companhia não poda admitir nenhuma brecha em suas ordens; se alguém desobedecesse à proibição podia se cortar nos cacos; se alguém conseguisse pular um muro quebrando o corte de alguns cacos, ou jogando um couro por cima, era apanhado pela proibição, nhoc — e fez o gesto de quem torce o pescoço de um frango.

Sob a perspectiva do menino que narra, os fatos ficcionais oferecem um esboço do momento político vigente na década de 1970, aqui representado pelo

VEIGA, J. J. Sombras de reis barbudos. Rio do Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

  1. culto ao medo, infiltrado em situações do cotidiano.

  2. sentimento de dúvida quanto à veracidade das informações.

  3. ambiente de sonho, delineado por imagens perturbadoras.

  4. incentivo ao desenvolvimento econômico com a iniciativa privada.

  5. espaço urbano marcado por uma política de isolamento das crianças.

Continua após a publicidade..

Solução

Alternativa Correta: A

O momento ao qual o enunciado se refere é o da ditadura militar do Brasil, de 1964 a 1985. Nesse contexto, a vida cotidiana era cercada por leis que regulavam as liberdades sociais, de expressão ou locomoção, causando medo na população como mecanismo de controle e de obediência.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Área do Conhecimento: Linguagens Códigos e suas tecnologias

Ano da Prova: 2023

Nível de Dificuldade da Questão: Fácil

Assuntos: Linguagens

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar