Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
TEXTO I A 13 de fevereiro de 1946, Graciliano Ramos - ENEM 2024
Atualizado em 31/01/2025
TEXTO I
A 13 de fevereiro de 1946, Graciliano Ramos escreve uma carta a Cândido Portinari relembrando uma visita que lhe fizera quando tivera a ocasião de apreciar algumas telas da série Retirantes. Diz o escritor alagoano: Caríssimo Portinari:
A sua carta chegou muito atrasada, e receio que esta resposta já não o ache fixando na tela a nossa pobre gente da roça. Não há trabalho mais digno, penso eu. Dizem que somos pessimistas e exibimos deformações; contudo, as deformações e essa miséria existem fora da arte e são cultivadas pelos que nos censuram. [...]
Dos quadros que você me mostrou quando almocei no Cosme Velho pela última vez, o que mais me comoveu foi aquela mãe com a criança morta. Saí de sua casa com um pensamento horrível: numa sociedade sem classes e sem miséria, seria possível fazer-se aquilo? Numa vida tranquila e feliz, que espécie de arte surgiria? Chego a pensar que teríamos cromos, anjinhos cor-de-rosa, e isto me horroriza.
Graciliano
Disponível em: https://graciliano.com.br. Acesso em: 6 fev. 2024 (adaptado).
TEXTO IIHistórias de ninar (adultos)
id="enunciation"> Houve um tempo — tão perto, e, ó, tão longe — em que a arte era um holofote na unha encravada, não um campeonato de melhores esmaltes.Raskolnikov matava velhinhas, a família de Gregor Samsa o assassinava a “maçãzadas”, Memórias póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis) é o retrato mais perfeito de tudo o que tem de pior na sociedade brasileira, uma sequência tristemente hilária de ações moralmente condenáveis, atitudes pusilânimes, cálculos mesquinhos e maus passos cretinos.
A literatura, o cinema e o teatro vêm se transformando num exercício de lacração: o mal está sempre no outro, os protagonistas são ironmen /women da virtude. A pessoa sai da leitura ou da sessão não com a guarda abaixada, as certezas abaladas, mais próxima da verdade (ou, à falta de uma palavra melhor, da sinceridade): sai com suas certezas reforçadas.
A realidade é confusa. Contraditória. Muitas vezes incompreensível. A arte é onde tentamos nos mostrar nus, com todos os nossos defeitos.
PRATA, A. Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 12 jan. 2024 (adaptado).
No que diz respeito à arte, o posicionamento de Antônio Prata, no Texto II, aproxima-se da tese de Graciliano Ramos, no Texto I, uma vez que ambos
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defendem a dignidade do ofício dos artistas.
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concluem que a arte reforça crenças pessoais.
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apresentam a pobreza como inspiração para a arte.
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afirmam o necessário caráter desestabilizador da arte.
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atestam que há mudanças significativas na produção artística.
Solução
Alternativa Correta: D) afirmam o necessário caráter desestabilizador da arte.
A alternativa D é correta porque tanto Graciliano Ramos quanto Antônio Prata defendem a ideia de que a arte deve ter um caráter desestabilizador. No Texto I, Graciliano Ramos questiona o tipo de arte que surgiria em uma sociedade sem miséria e sem classes, sugerindo que seria uma arte superficial e desprovida de profundidade. Ele defende uma arte que retrate a realidade dura e complexa, questionando uma estética que ignora as dificuldades e as imperfeições da vida humana.
Já no Texto II, Antônio Prata faz uma crítica semelhante ao afirmar que a arte não deve ser um simples reflexo das certezas ou valores impostos pela sociedade. Para ele, a arte deve "mostrar-nos nus, com todos os nossos defeitos", o que implica que ela deve expor as contradições e a complexidade da realidade, sem esconder suas mazelas. Assim, ele também propõe uma arte que tenha o poder de desestabilizar as visões simplistas e moralistas da sociedade.
Portanto, ambos os textos convergem na ideia de que a arte deve ser um instrumento para questionar, desafiar e desestabilizar o status quo, apresentando uma visão mais crua e realista do mundo. Essa perspectiva se afasta da concepção de arte que apenas reforça uma visão idealizada e tranquila da vida.
Área do Conhecimento: Linguagens Códigos e suas tecnologias
Ano da Prova: 2024
Nível de Dificuldade da Questão: Médio
Assuntos: Literatura Brasileira
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