Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

“Vida perfeita” em redes sociais pode afetar a saúde - ENEM 2022

Questão 37 - Caderno Azul
Atualizado em 29/02/2024
Continua após a publicidade..

“Vida perfeita” em redes sociais pode afetar a saúde mental



Nas várias redes sociais que povoam a internet, os chamados digital influencers estão sempre felizes e pregam a felicidade como um estilo de vida. Essas pessoas espalham conteúdo para milhares de seguidores, ditando tendências e mostrando um estilo de vida sonhando por muitos, como o corpo esbelto, viagens incríveis, casas deslumbrantes, carros novos e alegria em tempo integral, algo bem improvável de ocorrer o tempo todo, aponta Carla Furtado, mestre em psicologia e fundadora do Instituto Feliciência.

A problemática pode surgir com a busca incessante por essa felicidade, que gera efeitos colaterais em quem consome diariamente a “vida perfeita” de outros. Daí vem o conceito de positividade tóxica: a expressão tem sido usada para abordar uma espécie de pressão pela adoção de um discurso positivo, aliada a uma vida editada para as redes sociais. Para manter a saúde mental e evitar ser atingido pela positividade tóxica, o uso racional das redes sociais é o mais indicado, aconselha a médica psiquiatra Renata Nayara Figueiredo, presidente da Associação Psiquiátrica de Brasília (APBr).

Associada ao ideário de uma “vida perfeita”, a positividade tóxica mencionada no texto é um fenômeno social recente, que se constitui com base em

Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br. Acesso em: 21 nov. 2021 (adaptado).

  1. representações estereotipadas e superficiais de felicidade.

  2. ressignificações contemporâneas do conceito de alegria.

  3. estilos de vida inacessíveis para a sociedade brasileira.

  4. atitudes contraditórias de influenciadores digitais.

  5. padrões idealizados e nocivos de beleza física.

Continua após a publicidade..

Solução

Alternativa Correta: A

Ao afirmar que a positividade tóxica reflete uma “espécie de pressão pela adoção de um discurso positivo, aliada a uma vida editada para as redes sociais”, a matéria defende que a “vida perfeita” equivale a um falseamento da realidade e uma “máscara” da alegria.

Resolução adaptada de: Descomplica

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Área do Conhecimento: Linguagens Códigos e suas tecnologias

Ano da Prova: 2022

Nível de Dificuldade da Questão: Médio

Assuntos: Interpretação de Texto

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar