Disciplina: Estatuto da Criança e do Adolescente 0 Curtidas
FGV/OAB - Júlio, após completar 17 anos de idade, deseja, contrariando
Júlio, após completar 17 anos de idade, deseja, contrariando seus pais adotivos, buscar informações sobre a sua origem biológica junto à Vara da Infância e da Juventude de seu domicílio. Lá chegando, a ele é informado que não poderia ter acesso ao seu processo, pois a adoção é irrevogável. Inconformado, Júlio procura um amigo, advogado, a fim de fazer uma consulta sobre seus direitos.
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a opção que apresenta a orientação jurídica correta para Júlio.
-
Ele poderá ter acesso ao processo, desde que receba orientação e assistência jurídica e psicológica.
-
Ele não poderá ter acesso ao processo até adquirir a maioridade.
-
Ele poderá ter acesso ao processo apenas se assistido por seus pais adotivos.
-
Ele não poderá ter acesso ao processo, pois a adoção é irrevogável.
Solução
Alternativa Correta: A) Ele poderá ter acesso ao processo, desde que receba orientação e assistência jurídica e psicológica.
ECA. Art. 48. O adotado tem direito de conhecer sua origem biológica, bem como de obter acesso irrestrito ao processo no qual a medida foi aplicada e seus eventuais incidentes, após completar 18 (dezoito) anos.
Parágrafo único. O acesso ao processo de adoção poderá ser também deferido ao adotado menor de 18 (dezoito) anos, a seu pedido, assegurada orientação e assistência jurídica e psicológica.
Edição do Exame: Edição XXIX
Ano do Exame: 2019
Assuntos: Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Vídeo Sugerido: YouTube