Disciplina: Filosofia 0 Curtidas
Na tirinha, pode-se observar uma sequência de imagens, - FAMERP 2015
Considere a tirinha de Laerte.
![Questão 70 - FAMERP 2015](/img/education/2a5db3fc24cd8e7aa4867b5bdf19f9c5.webp)
Na tirinha, pode-se observar uma sequência de imagens, de um homem sobre uma corda-bamba, e uma sequência de frases. A interação entre imagens e frases
(www.manualdominotauro.blogspot.com.br)
-
faz com que um significado – a “dificuldade” de andar sobre uma corda – migre para a sequência escrita, induzindo a que se conclua que é difícil não julgar ninguém.
-
perde importância no último quadro, pois a queda do Personagem, expressa em imagens, interrompe seus pensamentos.
-
é interrompida entre o terceiro e o quarto quadros, quando o personagem para deliberadamente de andar e de pensar no que até então pensava.
-
produz um efeito cômico, na medida em que a queda da corda faz rir e apaga o raciocínio que até então vinha se desenvolvendo em palavras.
-
cria uma terceira narrativa, alegórica, que sintetiza as imagens e as palavras, segundo a qual as pessoas não terminam algumas de suas tarefas porque não conseguem silenciar a mente.
Solução
Alternativa Correta: A) faz com que um significado – a “dificuldade” de andar sobre uma corda – migre para a sequência escrita, induzindo a que se conclua que é difícil não julgar ninguém.
A corda-bamba metaforiza a dificuldade de se manter firmemente um princípio de conduta (não julgar ninguém).
![QrCode Estuda por aqui](https://estudaporaqui.com.br/img/doacao/qrcode_wesley.png)
Ajude-nos com uma doação!
Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues
Institução: FAMERP
Ano da Prova: 2015
Assuntos:
Interpretação Textual,
Noções Gerais de Compreensão
Vídeo Sugerido: YouTube