Disciplina: Filosofia 0 Curtidas

Texto 1 Nos últimos tempos, reservou-se (e, com - UNESP 2021/Prova I

Atualizado em 13/05/2024

Texto 1

Nos últimos tempos, reservou-se (e, com isso, popularizou-se) o termo fake news para designar os relatos pretensamente factuais que inventam ou alteram os fatos que narram e que são disseminados, em larga escala, nas mídias sociais, por pessoas interessadas nos efeitos que eles poderiam produzir.

(Wilson S. Gomes e Tatiana Dourado. “Fake news, um fenômeno de comunicação política entre jornalismo, política e democracia”. Estudos em Jornalismo e Mídia, no 2, vol. 16, 2019.)

Texto 2

As vacinas foram os principais alvos de fake news entre todas as publicações monitoradas pelo Ministério da Saúde em 2018. Cerca de 90% dos focos de mentiras identificados pelo órgão tinham como alvo a vacinação. Reconhecido internacionalmente, o programa de imunização brasileiro viu doenças como sarampo e poliomielite voltarem a ameaçar o país em 2018 após os índices de cobertura vacinal caírem em 2017.

(Fabiana Cambricoli. “Ministério da Saúde identifica 185 focos de fake news e reforça campanhas”. https://saude.estadao.com.br, 20.09.2018. Adaptado.)

Os textos tratam de uma prática que é contrária ao princípio da fundamentação racional sustentado por Descartes, que propôs a

  1. busca por um conhecimento seguro proveniente do ato de duvidar.

  2. construção da compreensão a partir da lógica dialética.

  3. eliminação da subjetividade na produção do conhecimento.

  4. fundamentação das certezas a partir da experiência sensível.

  5. percepção da realidade por meio da associação entre fé e razão.


Solução

Alternativa Correta: A) busca por um conhecimento seguro proveniente do ato de duvidar.

Esta questão revela uma bela relação entre temas pertinentes ao mundo atualíssimo (fake news e vacinação) e a filosofia pura (filosofia de Descartes). Considere-se que o princípio do ceticismo metodológico proposto por Descartes, em que se deve assumir uma postura de duvidar de todos os conhecimentos que não sejam irredutivelmente evidentes, é um antídoto contra as fake news, publicadas de forma irresponsável nas redes sociais. Longe do ceticismo metodológico está a produção da base fundamental das fake news, que invertem a dinâmica proposta pelo filósofo do século XVII, segundo a qual o caminho deva ser o de revelar e não o de distorcer e deturpar, levando o ser ao obscurantismo.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Institução: UNESP

Ano da Prova: 2021

Assuntos: Descartes

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar