Disciplina: Física 0 Curtidas

Antes de o automóvel iniciar a frenagem, pode-se afirmar - FATEC 2016

Atualizado em 13/05/2024

Um motorista conduzia seu automóvel de massa 2 000 kg que trafegava em linha reta, com velocidade constante de 72 km/h, quando avistou uma carreta atravessada na pista.
Transcorreu 1 s entre o momento em que o motorista avistou a carreta e o momento em que acionou o sistema de freios para iniciar a frenagem, com desaceleração constante igual a 10 m/s2.

Antes de o automóvel iniciar a frenagem, pode-se afirmar que a intensidade da resultante das forças horizontais que atuavam sobre ele era

  1. nula, pois não havia forças atuando sobre o automóvel.

  2. nula, pois a força aplicada pelo motor e a força de atrito resultante atuavam em sentidos opostos com intensidades iguais.

  3. maior do que zero, pois a força aplicada pelo motor e a força de atrito resultante atuavam em sentidos opostos, sendo a força aplicada pelo motor a de maior intensidade.

  4. maior do que zero, pois a força aplicada pelo motor e a força de atrito resultante atuavam no mesmo sentido com intensidades iguais.

  5. menor do que zero, pois a força aplicada pelo motor e a força de atrito resultante atuavam em sentidos opostos, sendo a força de atrito a de maior intensidade.


Solução

Alternativa Correta: B) nula, pois a força aplicada pelo motor e a força de atrito resultante atuavam em sentidos opostos com intensidades iguais.

Supondo-se que a trajetória esteja contida em um plano horizontal e sendo a velocidade constante a força resultante será nula.
A força motriz do carro é a força de atrito aplicada pelo chão e a força oposta ao movimento é a força de resistência do ar.
Estas forças horizontais deverão se equilibrar.
FATEC 2016
A opção pretendida (b) cita erroneamente força aplicada pelo motor (na realidade força de atrito aplicada pelo solo) e força de atrito resultante (na realidade força de resistência do ar) como sendo as forças que se equilibram.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

Institução: FATEC

Ano da Prova: 2016

Assuntos: Força

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora