Disciplina: Física 0 Curtidas

No interior de uma quantidade de água, as moléculas - UNESP 2019

Atualizado em 13/05/2024

No interior de uma quantidade de água, as moléculas atraem-se devido às ligações de hidrogênio, de modo que a força resultante sobre cada molécula é nula. Entretanto, na superfície, as moléculas de água estão em contato tanto com outras moléculas de água como com moléculas de gases e vapores presentes no ar. A atração do ar pelas moléculas de água é menor do que a atração das moléculas de água entre si, de modo que a força resultante nas moléculas da superfície não é nula, criando a chamada tensão superficial, que funciona como uma fina membrana elástica na superfície da água.

(www.if.ufrgs.br. Adaptado.)

A intensidade da tensão superficial (σ) é dada pela razão entre a intensidade da força UNESP 2019 exercida pela superfície do líquido, devido à tensão superficial, e o comprimento (L) da linha ao longo da qual a força atua: σ = F/L.

Uma agulha cilíndrica de 5,0 cm de comprimento é colocada deitada, em repouso, sobre a superfície da água contida em um copo, com tensão superficial σ = 0,073N/m.

UNESP 2019

Nesse caso, a agulha ficará sujeita à sua força peso UNESP 2019 e às forças UNESP 2019 de mesma intensidade, causadas pela tensão superficial da água, tangentes à seção transversal circular da agulha nos pontos de contato com a água, formando um ângulo θ com a vertical.

UNESP 2019

Quando a agulha estiver na iminência de afundar, UNESP 2019 terão direção vertical. Adotando-se g = 10 m/s2, a maior massa que essa agulha pode ter sem que afunde totalmente é

  1. 1,460 g.

  2. 7,300 g.

  3. 0,365 g.

  4. 0,730 g.

  5. 0,146 g.


Solução

Faça login para continuar vendo as resoluções

Quer acessar mais resoluções? Faça login com sua conta para desbloquear nosso conteúdo!

Entrar
Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora