Disciplina: Geografia 0 Curtidas
A exploração do Pré-Sal poderá posicionar o Brasil como um - FGV 2015
A exploração do Pré-Sal poderá posicionar o Brasil como um dos maiores exportadores de petróleo do mundo, com um excedente na produção que poderá superar 1,5 milhão de barris por dia, em um momento em que a demanda pelo insumo não será mais liderada pelo país Estados Unidos, mas pela Ásia.
Essa nova fronteira de exploração também vai mudar o ranking das áreas produtoras de petróleo no Brasil, nos próximos anos, pois
-
aumentará a participação e a liderança da Bacia de Campos e do Rio de Janeiro.
-
a Bacia de Santos e o estado de São Paulo devem aumentar sua exploração e produção de petróleo.
-
a produtividade média por poço em operação comercial no polo da Bacia do Recôncavo Baiano é maior que a registrada nos poços da Árabia Saudita.
-
poderá transformar o Brasil num exportador de energia e o maior produtor de petróleo do continente americano.
-
mais da metade do crescimento da produção de petróleo do mundo, até 2015, virá da produção de óleo de xisto dos EUA, das áreas petrolíferas chinesas e das águas profundas do Maranhão e Ceará.
Solução
Alternativa Correta: B) a Bacia de Santos e o estado de São Paulo devem aumentar sua exploração e produção de petróleo.
A Bacia de Campos não aumentará a sua participação devido ao grande crescimento do Pré-Sal na Bacia de Santos (Libra, Lula). O Recôncavo Baiano tem apresentado queda na produtividade. O Brasil não será o maior produtor da América, pois terá que superar EUA, Canadá, México e Venezuela.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: FGV
Ano da Prova: 2015
Assuntos: Brasil, Economia, Extrativismo
Vídeo Sugerido: YouTube